Cultura feminina e internet: pra além dos esmaltes e afins

Cultura feminina e internet from youPIX on Vimeo. No video acima meninas e mulheres de várias áreas de produção de conteúdo pra internet falam sobre o comportamento feminino online.

Em sua obra “O Segundo Sexo” (1980), Simone de  Beauvoir abre o primeiro capítulo declarando: “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher”. Simone discute o papel da cultura na formação desta identidade feminina. Transportando a pergunta para os dias de hoje: Como é se tornar mulher nesta sociedade que se apoderou da internet, ferramentas digitais, smartphones, tablets e seus inúmeros aplicativos?

Não temos a pretenção de responder esta pergunta apenas com um post, mas podemos contar o que temos observado. No universo da produção de conteúdo online, um ponto interessante é que não precisamos nos prender somente aqueles conteúdos “ditos” feminino, como nos grandes portais, com temas somente relacionados a moda, beleza, filhos. Estes são repetições de velhos padrões publicitários.

Na internet, podemos dizer ao mundo o que queremos ler, ou melhor, podemos criar o que queremos ler. Dentro desse amplo universo da Internet, sem proprietário centralizador  e contando com colaboradores dispersos pelo mundo!

Não há mais rótulos e isto fica, cada vez, mais evidente. Se você olhar bem para as suas amigas, verá que no fundo é um pouco difícil rotulá-las. Fashionista? Nerd?  Ciclista? Baladeira?  Somos muito mais complexas do que isso e a web é um ambiente perfeito para potencializar essa criatividade além dos “esmaltes e afins”.

Existe uma infinidade  de mulheres se firmando em todas as áreas, avaliando suas posturas e procurando sempre conquistar novos espaços. Essas mesmas mulheres são responsáveis por “recriar” a identidade feminina. O papel da mulher é criado por nós mesmas. Assim tornamos mulheres, juntas, compartilhando experiências e interesses na internet.

Decide what to be

O texto foi escrito por Erika Yangg.  Erika é designer e atua a 6 anos como arte-ilustradora. Estuda Artes Plásticas pela Escola Guignard/UEMG, trabalha como diretora de arte em uma revista para Ipads, Smartphones e Web.  Ama viajar, adora gastronomia e passa horas pesquisando cultura digital. Quer colaborar com o blog? Envie sua ideia!

“despertar"


“coaching

Cadastre e receba gratuitamente nosso eBook "Quero Transformar Paixão em Negócio" e dicas para criar um negócio e vida que você ame:

About The Author

Negócio de Mulher

Negócio de Mulher nasceu de um sonho: inspirar e ajudar outras mulheres empreendedoras. Quem escreve por aqui são as sócias: Karine Drumond e Priscila Valentino com colaboração de outras mulheres que compartilham dos mesmos propósitos.