Licença TPM, que tal?

licença TPM

 

Imagina se você pudesse tirar um dia para passear, trabalhar de casa ou dar uma relaxada naquele período tenso que toda mulher sabe bem como é? Esta é a Licença TPM, uma iniciativa criada pela Imaginosfera, uma agência de comunicação focada em ações sustentáveis, daqui de BH. Para entender um pouco mais esta ideia, entrevistamos um dos sócios, o Bernardo Puhler:

1. A Licença TPM ainda está “em vigor”?

A licença TPM ainda existe, mas o fato é que desde que foi implantada oficialmente em raras oportunidades as funcionárias usufruíram do benefício. Vale dizer também que não é uma política específica para mulheres, homens também tem o direito de se afastar do trabalho quando vivenciam algum problema pessoal grande ou dia mais tenso.

2. De onde surgiu a Licença TPM?

Foi a partir da observação da produtividade de uma funcionária especificamente. Era nítida a queda de rendimento profissional e da qualidade do relacionamento social em determinados períodos. Como acontecia de maneira pontual entendemos à relação com o ciclo biológico feminino.

3. Qual é a reação das funcionárias a esta ideia?

Acho que os colaboradores da agência mais se divertiram com a mídia gerada que propriamente com a medida. Embora hoje a diretoria estude um modelo mais híbrido, adaptado ao profissional brasileiro, a liberdade sempre foi uma das características do ambiente de trabalho da Imaginosfera, então não foi um susto quando resolvemos tornar isso real.

4. Quais são os efeitos desta iniciativa no trabalho da agência?

ambiente da agência

O que nós observamos de mais positivo foi uma melhora no ambiente, que se tornou mais leve e descontraído. Muito em decorrência da assimilação de uma postura liberal da empresa perante seus funcionários. Foi interessante por que logo após a implantação da medida conseguimos vencer um dos maiores prêmios web do Brasil, de uma maneira ou de outra essa política pode ter influenciado na produtividade da equipe.

E você, curtiu? Por falar em TPM, quer saber o grau da sua? Faça o teste!

About The Author

Karine Drumond

Karine Drumond é co-fundadora da Negócio de Mulher. Atua ajudando outras empreendedoras a transformarem ideias criativas e habilidades em negócios diferenciados. Também acredita no empreendedorismo como ferramenta de transformação. Trabalha com Design e Negócios Digitais desde 2006 e compartilha seu conhecimento e ideias neste site.

  • Ivan de Souza

    Excelente ideia! Adaptar as regras às “regras” é inteligente e sensível. Quanto aos homens, TPM bem que pode significar Tempo de Pacificar a Mulher, já que, no caso da Imaginosfera, significou Tempo de Pacificar o Meio!