Análise do Social Fashion da Boo-box

Social Fashion da Boo-Box

A Boo-Box lançou recentemente um aplicativo chamado Social Fashion, patrocinado pela Coquelux. Como funciona? Se você tem um blog ou uma publicação sobre moda, você pode configurar o aplicativo para publicar automaticamente no seu twitter dicas sobre moda vindas de outros sites. E por outro lado, se você é dono de um site e cria conteúdo sobre moda, você pode divulgar seu link nesta mesma rede. Ou seja, liga as duas pontas. Uma ferramenta que pode ser útil se você é blogueira(o) de moda, por exemplo.

A proposta é bem interessante, já que há realmente uma necessidade real do lado de quem é curador, de encontrar e publicar bons conteúdos e o aplicativo promete facilitar e economizar tempo nesta atividade. Mas como controlar a qualidade do que é publicado?

Testamos a ferramenta e surgiram alguns pontos críticos de usabilidade e design que a Boo-Box certamente precisa melhorar e evoluir no produto. Algumas delas:

Permitindo publicações no meu Twitter

Ao entrar no página principal e aceitar a publicação de conteúdo, não fica claro quais fontes de conteúdo (sites e blogs) será divulgado no twitter. Imagino que tenham simplificado para o lançamento da primeira versão, mas seria interessante deixar isto claro ou deixar opcional para o usuário escolher quais fontes gostaria de divulgar.

O login do Twitter automático pode provocar uma publicação indesejada ou constragendora, já que o aplicativo publica instantaneamente uma mensagem no seu twitter logo após o login. Não há uma mensagem avisando que foi publicada uma mensagem no seu twitter. Se estou logada em outra conta pode causar confusão.

Divulgando um link sobre moda

Após enviar o link, há uma mensagem “Novo post criado. Ele passará por aprovação”. A mensagem poderia deixar mais claro para o usuário, especificando como irá receber a notificação e uma estimativa de tempo para aprovação. Outra dúvida que surge nesta interface é se é possível publicar ou indicar mais de uma dica de moda de uma vez? Parece que não, é preciso fazer manualmente a cada dica.

Design visual

O aplicativo usa a mesma lógica de outros produtos da empresa como o Social Rap, Social Vagas e Social HQ. Por se tratar de uma linha de produtos, uma melhoria de interface em um deles implica nos demais. Ao contrário do que acontece no Social Vagas, por exemplo, o tratamente visual escolhido para o Social Fashion não me pareceu adequado. Escuro, pouco atrativo visualmente e com problemas de legibilidade. O visual é um ponto que poderia melhorar bastante. Especialmente tratando do público feminino, todo o cuidado com detalhes é pouco.

Enfim, vale discutir a real utilidade para quem trabalha com conteúdo voltado para a moda/mercado feminino. Vale testar e tirar suas próprias conclusões. Se você usá-lo conte para a gente o que achou.

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“despertar"
About The Author

Negócio de Mulher

Negócio de Mulher nasceu de um sonho: inspirar e ajudar outras mulheres empreendedoras. Quem escreve por aqui são as sócias: Karine Drumond e Priscila Valentino com colaboração de outras mulheres que compartilham dos mesmos propósitos.

  • Marcelo Alves

    Bem, eu sigo muito pouca gente por um motivo simples. Eu acho que a seleção/criação de conteúdo é a única coisa que torna um blog/twitter interessante. E saber fazer isso bem é raro. Repassar isso para uma ferramenta automática é repassar a essência do que você faz. No limite, eu poderia assinar os blogs/twitters via alguma ferramenta de concentração de conteúdo (estilo google reader) e pronto. Teria o mesmo conteúdo que o “blogueiro automático” me proporcionaria.
    Mesmo em bons blogs/twitters, existem posts inúteis. Filtrá-los e divulgar só o que é relevante continua sendo o diferencial. Automação nessa área não me parece algo muito atrativo.

    • Priscila Coelho Valentino de O

      O próprio Boo-box incomoda pela falta de controle de publicação de campanhas pelo Twitter. Descobri que uma vez que autorizo a publicação de campanhas, não tenho como filtrar os anúncios no meu perfil. Eles são aceitos automaticamente. Desta maneira os anúncios que eu julgo que poderiam ser relevantes para os meus seguidores não aparecem em função de outros que são tuitados automaticamente. Acredito que eles utilizam a mesma mecânica para tudo que envolva publicação no Twitter. Será?

      • Oi,

        Há sim filtros para campanhas de seeding no twitter, você pode, inclusive, ser informado e pre-aprovar cada campanha antes dela ser veiculada no seu twitter :)

        Obrigado pelo feedback de qualquer maneira.

  • Anônimo

    Bem lembrado Marcelo. Outro ponto que esqueci de comentar. Não usaria este tipo de automação em um perfil pessoal. Mas mesmo em perfis de blogs, há esta preocupação ainda, com certeza. Afinal, não há muito como controlar a qualidade do que se está publicando. O mesmo vale para ferramentas de publicidade no twitter (o tuíte patrocinado).