Retrospectiva 2011: Mulheres

No ano em que as mulheres literalmente tomaram o poder, da política à economia, passando pela justiça, arte, construção civil e ciência, não poderíamos deixar de registrar aqui nossa mini retrospectiva, relembrando 5 destaques de 2011.

1. Comando feminino

Resultados da política a parte, fato é que Dilma Roussef, além de primeira presidente eleita no Brasil, escolheu nove mulheres para lhe ajudar a dirigir o Brasil nos próximos anos. Não é a toa que o comentário não é outro: 2011 foi o ano das mulheres no comando. o FMI elegeu uma diretora-geral e as nações muçulmanas viram tanta contestação femininas, Veja mais destaques na política.

2.Grandes companhias procuram mais líderes mulheres

Elas comandam não apenas no governo federal. As empresas têm buscado cada vez mais mulheres para ocuparem cargos estratégicos, de nível gerencial para cima. Quem afirma é a headhunter e diretora da Regional Sul da De Bernt Entschev, Ruth Bandeira.

Existem competências masculinas e competências femininas, que juntas fazem empresas melhores”, diz Ana Chagas. “As grandes companhias estão percebendo que as que têm um quadro de pessoal mais diverso, e não só na questão de gênero, são mais lucrativas – Ana Paula Chagas, sócia da Heidrick & Struggles no Brasil.

3. Mulheres e a internet

As mulheres já são maioria nas redes sociais e estão dominando o universo das compras coletivas e sites de comércio eletrônico, além disso pesquisas recentes da ComScore, relatam a adoção cada vez mais veloz das mulheres às novas tecnologias incorporadas nos afazeres do dia-a-dia. Também vale reler nosso post sobre as novas mães digitais e “Elas querem tecnologia sim“, revelando os mitos quebrados por pesquisas recentes.

Once women connect, they engage; once they engage, they embrace; once they embrace, they drive. And that’s the future.  The Internet: it’s women’s work. ComScore.

4. As transetárias

Esta é uma tendência interessante, que lemos recentemente no Movimento Habla: “Ao invés de se inspirarem em pessoas da sua geração, ou em mais jovens, as mulheres estão buscando referências icônicas nas gerações passadas”. As mulheres maduras construíram uma imagem positiva associada ao bem viver e estão se tornando um exemplo inspiracional para as mais jovens, que as consideram pessoas experientes, sábias e com ensinamentos a transmitir. Vale dizer que este é um movimento não somente do ano de 2011, uma tendência que vem se formando dinamicamente. Já contamos com vários exemplos de mulheres acima dos 50 anos líderes em diferentes setores que vem inspirando gerações mais novas. Veja vários exemplos.

5. Mulheres em foco

A partir destes movimentos dinâmicos, culturais, econômicos e sociais de ascenção feminina na sociedade é natural que também se destaquem iniciativas focadas e centradas nelas. No ano de 2011, destacamos alguns fatos e eventos que acompanhamos, seja de longe ou bem de pertinho:

Mulheres da bike, como o Pedal de Salto Alto, Milionárias de bike, Meninas ao Vento. Iniciativas que incentivam o uso de um estilo de vida mais sustentável e saudável, com uso da bike, não só como esporte mas também como meio de transporte.

Mulheres de negócio. Em 2011 tivemos diversos eventos focados na atuação das mulheres nos negócios e na sociedade: Em BH tivemos o Salto em Negócios e acompanhamos online o TEDx Woman.

Ao longo das décadas a mulher ganhou liberdade e autonomia e também seu novo papel fez com que perdesse várias de suas características fundamentais. Mas sabe o que vemos hoje? Justamente um resgate emocional destas características. Mulher também chora ;) Tenha um excelente 2012!

fotos do bacaníssimo filme Advanced Style: Age and Beauty

Quer ser uma mulher que faz acontecer?

Conheça nosso curso online Empreenda Sua Paixão – o curso online para mulheres de mentes inquietas. No curso temos dois módulos dedicados ao autoconhecimento e teremos oportunidade de te ajudar a resgatar e se reconectar com seus valores, com seus pontos fortes, paixões e sonhos mais verdadeiros. E a partir daí criar um plano de ação para colocar tudo isso em prática.

RECEBA NOSSO MATERIAL GRATUITO POR EMAIL

* campos obrigatórios
“despertar"
About The Author

Negócio de Mulher

Negócio de Mulher nasceu de um sonho: inspirar e ajudar outras mulheres empreendedoras. Quem escreve por aqui são as sócias: Karine Drumond e Priscila Valentino com colaboração de outras mulheres que compartilham dos mesmos propósitos.