Entrevista com as idealizadoras da Tato – Parte I

 

Tato é um movimento que procura resgatar o valor dos aspectos femininos, esquecidos ao longo do tempo. O movimento é uma iniciativa de Manoella Oliveira, Thays Prado e Vanessa Siqueira. O blog é só o ponto de partida, onde elas compartilham suas visões e textos inspiradores. Conversamos com as meninas sobre o projeto e o texto ficou tão rico, que dividimos em 3 partes.  Esta é a primeira parte. Conheça o projeto delas e entenda como esta ideia está ligada ao seu dia-a-dia.

 

O que é a “Tato” e como o blog se diferencia dos demais blogs voltados para mulheres?

A Tato não se resume ao blog. Trata-se de um movimento maior que faz um convite às mulheres e também aos homens para resgatarem seus aspectos femininos (intuição, sentimento, receptividade, afetividade, acolhimento, foco no bem-estar coletivo etc.) que, em geral, ficam esquecidos ou em segundo plano, em nome da sustentação de um estilo de vida que é extremamente competitivo, individualista, focado no consumo e na busca da aprovação do olhar do outro e que passa por cima do nosso ritmo natural humano.

Sentimos que, com a busca legítima das mulheres por direitos e pela participação no mercado de trabalho de forma igualitária, elas entraram em competição com os homens e deixaram de cultivar seu lado feminino (yin), muitas vezes negando-o e o considerando pior ou inferior do que seu aspecto masculino (yang) de conquista, dominação, controle, ação e movimento em direção ao externo. Assim, elas acabaram se masculinizando sob a crença de que só dessa maneira teriam espaço na vida pública e liberdade, mas acabaram se ferindo internamente. Os homens também, desde o início do patriarcado, se esqueceram de seu lado feminino e o abafaram ainda mais do que as mulheres.

Por isso, a Tato acredita que é hora de todos os seres humanos, homens e mulheres, se tornarem seres integrais, que sabem harmonizar seu lado feminino e seu lado masculino, fazendo uso das características de cada um de maneira equilibrada e sábia.

O blog é um ponto de partida para isso, uma plataforma onde compartilhamos histórias, exemplos, pontos de vista, pesquisas, opiniões, correntes de pensamentos e outros conteúdos que acreditamos serem insumos para que as pessoas (não necessariamente só mulheres) repensem, reflitam, despertem para a consciência e inspirem-se para resgatar em si o seu feminino. O nosso tumblr também traz muito desse aspecto da inspiração, da beleza e da leveza que tentamos transmitir também nos nossos textos.

Outro aspecto que vale destacar é que, diferente de grande parte do conteúdo voltado para as mulheres, a Tato não é um manual de comportamento para que alguém se torne perfeito de acordo com determinadas regras. Nós não ditamos regras, não existem verdades e padrões. Cada um faz suas escolhas e segue seu caminho da maneira que achar melhor, a partir da sua verdade. Existe um grande respeito às escolhas individuais. Escrevemos sobre isso neste post.

Imagem: Vanessa Siqueira + Off my love

Gostou? O resto da entrevista você acompanha aqui, nos próximos dias. 

RECEBA NOSSO MATERIAL GRATUITO POR EMAIL

* campos obrigatórios
“despertar"
About The Author

Negócio de Mulher

Negócio de Mulher nasceu de um sonho: inspirar e ajudar outras mulheres empreendedoras. Quem escreve por aqui são as sócias: Karine Drumond e Priscila Valentino com colaboração de outras mulheres que compartilham dos mesmos propósitos.