Os 5 maiores mitos sobre criatividade

A Criatividade é essencial para a criação de produtos inovadores, está na base do processo de inovação. E hoje, que empresa sobrevive sem inovação? Sem geração de ideias, não há como inovar, transformar ideias em novos produtos, em melhorias e em novos processos. Mas é também verdade que estimular a criatividade (especialmente dentro de uma empresa) não é lá um processo tão simples. Primeiro porque a criatividade está rodeada de mitos e ideias errôneas a respeito do processo criativo. Esses mitos nos bloqueiam e nos impedem de desenvolver nosso real potencial criativo. Então vamos conhecer alguns destes mitos?

1. Criatividade é para gênios e artistas

Realidade: criatividade é uma característica presente em todos os seres humanos.

Embora tenhamos o habito de associar a criatividade aos grandes inventores e artisas da história (Leonardo da Vinci, Santos Dumont ou Steave Jobs), estes, não são os únicos representantes da criatividade humana, que está presente em todos nós. Além disso é um processo cognitivo e afetivo que pode ser aprendido e desenvolvido, está pronto para ser usado. Criatividade está presente em diversas áreas do conhecimento humano como história, psicologia, sociologia e várias outras. Lembre-se: a capacidade de criar e resolver problemas existe dentro de você.

2. Quem não nasce criativo, nunca será criativo.

Realidade: Todos nós nascemos criativos, mas o que acontece é que a medida que deixamos de ser crianças e nos tornamos adultos, nossa criatividade fica bloqueada. Não é a toa que crianças aprendem mais fácil e mais rápido, elas não tem medo de errar e aprender. São mais criativas, fazem perguntas, são mais engraçadas, adoram coisas diferentes, se surpreendem com pequenas coisas. É  possível não deixar este impulso natural morrer, ou até mesmo recuperá-lo.

3. Criatividade é inspiração

Realidade: criatividade é mais transpiração do que inspiração.

No processo criativo há um momento final de inspiração, em que os elementos se combinam e tudo fica mais claro e concreto. No entando, este momento é precedido de um demorado e árduo trabalho de pesquisas, tentativas, fracassos, análises, críticas e acertos. A acumulação de ideias e a colaboração de outras pessoas são fundamentais no processo criativo.

4. A criatividade depende apenas do talento do indivíduo

Realidade: A criatividade depende também da educação, do ambiente e do estímulo da capacidade de criar. A criatividade também depende de muito treino, da prática do pensamento criativo, que precisa de uma combinação de períodos de reflexão com descanso.

Sem um ambiente propício e os estímulos certos, fica difícil ser criativo. Já parou para pensar o quanto o ambiente em que você trabalha pode influenciar o seu processo de criação?

5. Uma pessoa criativa é criativa em qualquer área

Realidade: Normalmente somos criativos em uma determinada área de atuação. Ninguém é criativo em tudo. Veja mais sobre o conceito de múltiplas inteligências de Gardner.

Espero que conhecendo estes mitos, você consiga incentivar um comportamento mais criativo nas suas atividades diárias e na sua empresa. Boas criações!

“despertar"


“coaching

Cadastre e receba gratuitamente nosso eBook "Quero Transformar Paixão em Negócio" e dicas para criar um negócio e vida que você ame:

About The Author

Negócio de Mulher

Negócio de Mulher nasceu de um sonho: inspirar e ajudar outras mulheres empreendedoras. Quem escreve por aqui são as sócias: Karine Drumond e Priscila Valentino com colaboração de outras mulheres que compartilham dos mesmos propósitos.