Como começar a vender nas redes sociais?

Por Samantha Dutra

Estreiando nossa série de conteúdo sobre empreendedorismo e negócios, hoje vamos falar sobre vendas pela internet. Apesar delas estarem presentes em nosso dia a diaainda podem ser algo visto como algo distante para algumas empreendedoras que tem dificuldade com a criação de um site ou que não tem tanta familiaridade com a internet. Este artigo é uma introdução para você que está começando e ainda está cheia de dúvidas. :) Darei algumas dicas básicas, mas se ainda restar alguma dificuldade, deixe seu comentário, ok?

Uma ótima opção para quem está começando neste universo das vendas online, é o social commerce, uma forma de divulgar o seu produto com relativo baixo investimento, poder atingir um número muito grande de pessoas e se tornar conhecida.

Como sempre falo, não existe receita de bolo para ser um “Sucesso na Internet” tudo demanda tempo, conteúdo, estratégia e planejamento. Encontramos muitos infográficos e números que comprovam o poder das redes sociais, mas, não vou falar deles, vamos partir para pratica. Vou contar algumas histórias para vocês entenderem como funciona.

Há um pouco mais de 3 anos passeando nas redes sociais encontrei um perfil no Facebook de uma menina que compartilhava os panos de prato feitos pela sua vó, outra que fazia brincos e compartilhava fotos, cabeleireira que mostrava os penteados, etc… O que todas elas estavam fazendo? Elas estavam compartilhando o produto e mesmo sem perceber estavam vendendo. Uma amiga foi marcando a outra com frases como  “olha amiga, que bonito”; “nossa fulana, a sua cara” e a partir daí o que era apenas para compartilhar se tornou um negócio.

Hoje é bastante comum, acredito que todo mundo conhece alguém que vende alguma coisa pela internet seja profissional ou não. A ideia é: ATITUDE! Não tenha medo, explore as redes sociais e principalmente, observe o que irá funcionar melhor para seu negócio.

Algumas dicas básicas e simples para começar

• Dê um nome para sua “loja” e crie uma fanpage (é mais indicado pois assim você não tem limite de fãs e vc pode usar seu perfil pessoal para amigos e família). Para criar uma fanpage clique nesse link.
• Monte um plano de negócios, colocando suas metas, estratégia de marketing e publicidade;
• Existem vários aplicativos de loja virtual no Facebook, um deles é a Likestore, montando sua Likestore você cadastra produtos, pode vender para todo Brasil e aceitar cartão de crédito com pagamento via Moip. Veja: como montar uma Likestore.
• Poste pelo menos 4 produtos/ dia, faça promoção do dia, e deixe bem claro preços, condições de pagamento e prazos de entrega;
• Facebook não é a única Rede Social que pode promover o sucesso dos seus produtos. Se você usa celular iOS ou Android, você pode investir no Instagram postando fotos, usando as tags (para facilitar as pessoas encontrarem seus produtos) e compartilhe no Twitter e no Facebook.

Estas foram algumas dicas básicas para você iniciar seu negócio nas redes sociais imediatamente. Espero que eu tenha ajudado. Você tem alguma dúvida? Comente que vou adorar respondê-la.

Boas vendas!

Continue ligado no blog porque ainda tem muito conteúdo vindo a caminho! Cadastre seu email na lateral do site, para receber o resumo dos artigos da semana.

Photo Credit: SalFalko via Compfight cc

About The Author

Samanthadutra

Publicitária, especialista em Marketing Digital. Apaixonada por música, fotografia, tecnologia e internet. A moça da foto não é só mais um rostinho bonito na web, ela é dona da Cute Store (cutestore.com.br), trabalha como Analista de Mídias Sociais e gosta de esportes, livros, bloquinhos e canetas coloridas.

  • Lucas

    Ótima golada de inspiração. Sasá — as usual — sempre com belíssimas dicas para compartilhar.

  • Pedro

    Olha o arooooooooooooóóóóxa, meu povo.

  • Sensacional! Muito boa a matéria! Parabéns Sasa!

  • Mari Martins

    Adorei.

  • Priscila

    Arrasou nas dicas Sasá ;)

  • Boa dica!!!

  • Alinne Fernandes
  • Fernanda Reis

    Florzinha como sempre arrasando! Parabéns!

  • Parabéns fiota. Seu caminho está indo rumo ao sucesso e vc está montada na competência.

  • Luiza

    Muito bom Samantha.
    Foi de grande valia.

  • Flavinha BH

    Ótimas dicas! Acredito muito neste caminho mas ainda tenho muitas dúvidas quanto ao produto. Alguma dica sobre a bola da vez?

    • Olá Favinha, eu sempre acredito que qualquer produto pode ser vendido pela internet. Até mesmo pastel. Um exemplo é a @pastelandiabh (twitter) Faça um plano de negócios de cada produto que vc tem em mente e veja qual poderá ser mais rentável. Beijos.

  • Olá Samantha!
    Estou começando a empreender, criando festas e convites digitais…
    tenho encontrado um pouco de dificuldade para “arrecadar” curtidores da página, onde poderia divulgar mais o meu trabalho. Qual você acredita ser a melhor forma para influenciar outras pessoas a curtir? O anúncio pago do face é uma boa?
    Obrigada desde já!
    Luana

  • Ah! aqui está minha página no face, com alguns produtos já lançados, se quiser dar uma olhadinha:
    https://www.facebook.com/ObaObaConviteria
    e a loja:
    http://obaobapaperie.tanlup.com/

    • Ei Luana,
      Gostei muito da sua loja, muito linda.
      O número de fãs da página é sempre um “dilema” naturalmente somos preocupados com números, sendo que na verdade o importante é ter relacionamento. As vezes nos deparamos com páginas que tem 50 mil fãs e uma postagem tem no máximo 3 “curti” e acaba sendo desproporcional. Mas, acho que vale sim o investimento no anúncio do facebook e adwords (google) para levar mais clientes para conhecer o seu produto. Comece com um investimento menor para você fazer um teste.

      Beijos, boas vendas! =)

      • obrigada! é já vi lojas assim, com muitos fãs e poucas curtidas…
        vou tentar fazer um anúncio com orçamento diário baixo, ver no que dá!
        obrigada pela atenção!