E aí, já fez marketing hoje?

Por Ana Meneguini

Olá empreendedoras!
A pergunta pode soar estranha, mas eu gostaria de enfatizá-la: já fez marketing hoje?
Sim, pergunto porque o marketing é parte fundamental do sucesso do seu negócio.

Fazer marketing, mais do que realizar grandes investimentos, é fazer valer a alma do seu negócio, a razão da sua existência.

Afinal de contas… O que é o marketing?
Vou propor uma abordagem diferente para esta questão: a literatura clássica é rica em oferecer definições para esta questão e está à disposição em uma variedade enorme de cursos e workshops.
Mas, neste espaço, gostaria de propor algo mais pragmático, voltado para o dia a dia mesmo.
E para começar, vamos a uma definição bem clara e objetiva: marketing é o que lhe define.

Porque você empreende? Para quem você empreende? Em que área você empreende?

Perguntas simples que podem lhe ajudar a definir os atributos do seu produto e a diferença entre você e seu concorrente, entre você e a próxima oferta.

Proponho um pequeno exercício para te ajudar a viver o marketing desde já: lápis e papel na mão (lápis, alguém aí ainda usa? Eu amo!), escreva em poucas palavras ou frases curtas 1) o que melhor define sua ideia 2) porque você deveria ser a escolha do consumidor 3) os principais pontos fortes do seu negócio.

Na próxima quinzena eu volto pra continuar esta história…
Até lá, fique a vontade para se comunicar por aqui ou pelo anameneguini@hotmail.com.

#vamoquevamo

Photo Credit: johnbeaucheron via Compfight cc

Autora: Ana Meneguini

Personalidade singular, mulher de um, mãe de dois, alma no céu, olhos no horizonte, pés em chão firme. Marketeira e sonhadora engajada profissional há mais de uma década, tenho uma firme convicção: o hoje é sempre uma excelente oportunidade pra ser e viver feliz.

“despertar"


“coaching

Cadastre e receba gratuitamente nosso eBook "Quero Transformar Paixão em Negócio" e dicas para criar um negócio e vida que você ame:

About The Author

Negócio de Mulher

Negócio de Mulher nasceu de um sonho: inspirar e ajudar outras mulheres empreendedoras. Quem escreve por aqui são as sócias: Karine Drumond e Priscila Valentino com colaboração de outras mulheres que compartilham dos mesmos propósitos.