Experimentar para confirmar. Esse foi o meu lema!

Por Ana Luiza Ferreira

 

Sat Nam!

Com essa bela expressão que significa – Eu honro a sua verdadeira identidade, Valeria Tavares me recebe em seu centro de terapia e yoga –Sutil Terapia/ Centro Har Rai. Harmônica, olhar sereno, sorriso no coração e um ambiente incrivelmente acolhedor constroem o cenário da nossa entrevista.

Bióloga, pós – graduada em pesquisa e mestre em educação, Valeria tinha o cargo de diretora em um laboratório na Universidade. Chefiava uma grande equipe e estava bem. Até que por questões de incompatibilidade ética, sentiu-se obrigada a sair do emprego. ”Chega um momento em sua vida que ou você se vende ou se rende”.

Terapeuta, mestre em reiki e yoga Valéria hoje é uma mulher que passa serenidade e plenitude para quem está ao seu lado. Posso dizer que é radiante. Coincidência ou não Mulheres Radiantes é o nome do curso que ministra para mulheres, que tem como objetivo o autoconhecimento.

Quando você decidiu mudar de vida sabia exatamente o que queria?
Não! (rsrsr) Eu sabia que era importante me sentir muito bem e ter horários livres e flexíveis. Tenho duas filhas e uma das minhas prioridades era acompanhar de perto o crescimento delas. Recusei ofertas de alguns laboratórios por não se adequarem ao meu novo estilo de vida.

Como foi o seu processo de descoberta?
Fiquei atenta aos sinais que a vida me mostrava. Era aluna de reiki e yoga e me interessava muito por plantas medicinais, alem de usar fito terapia como tratamento diário nas questões de prevenção e cura de pequenas enfermidades. Achava incrível o efeito dessas práticas. Nessa época conheci pessoas, mestres, cursos e fui aprofundando em tudo isso que estava a minha volta. Trabalhei voluntariamente em uma comunidade carente e aprendi muito. Percebi o quanto as práticas faziam bem para as pessoas e para mim também. Posso dizer que meu click aconteceu na experiência. Experimentar para confirmar foi o meu lema.

Você descobriu o que gostava de fazer! E então o que aconteceu depois?
Já havia feito alguns cursos de reiki/florais. Na escola que eu lecionava e para amigos e familiares era uma espécie de Guru. Meu telefone tocava a todo o momento; para aplicar reiki, atender alguns conhecidos e indicar florais. Foi então que meu marido me disse. Por que não você não trabalha com isso?

Essa foi à pergunta chave?
Foi a espécie de um pontapé! Aluguei uma sala e comecei os meus atendimentos de uma forma mais profissional. Fiz outras especializações e me tornei mestre em reiki com um renomado, americano. Depois dessa fase conheci o Kundalini yoga e a identificação foi imediata. A partir de então resolvi me tornar professora dessa prática. Alunas de reiki se matricularam no yoga e vice versa. As indicações aconteceram de forma natural.

Nesse momento, teve apoio da família e dos amigos?
No inicio da mudança todos achavam que eu tinha pirado. Como alguém em sã consciência largaria o cargo de diretora para trabalhar com florais, reiki e yoga? A única pessoa que sempre me apoiou foi o meu marido. Para ser sincera em alguns momentos até eu achava que tinha ficado louca. (risos)

Imaginava que iria encontrar dificuldades?
Sabia que ia ser difícil! Era uma área nova, sem reconhecimento cientifico. Mas tinham dias mais desafiadores do que esperava. Ia para a sala e atendia uma única cliente e então pensava: meu Deus o que eu estou fazendo?!

Pensou em desistir?
Nunca! Buscava doses de paciência e coragem. A estratégia era enfrentar só a dificuldade daquele dia. Eu não pensava no dia seguinte. Sabia que isso tudo fazia parte do processo de mudança.

Você se preparou para essa mudança?
Posso dizer que fui me preparando, durante todo o processo. Vendi um apartamento e mudei meu estilo de vida. Viver com muito é muito bom, mas aprender a viver com pouco é melhor ainda. Seus valores realmente mudam. Aprendi a desapegar das coisas!

E hoje, descreva seu trabalho e como você se sente.
Aqui é o meu lugar. Minha missão de vida. Encontrei uma forma de me sustentar e servir as pessoas, de trabalhar com o coração. Faço meus horários e tenho tempo para exercer todos os outros papéis como mulher. Esposa, mãe, amiga, dona de casa! Cada instante feliz em um determinado lugar é um ótimo sinalizador para mim.

Trabalhar com mulheres é…
Gratificante! A troca é incrível. Você aprende e compartilha muitas experiências sobre essa arte de ser mulher! É muita inspiração. A mulher quando está em harmonia consigo mesma é extremamente criativa em todos os sentidos. Mulheres são únicas. Geramos vida. Temos uma grande força interna, capaz de criar o céu e o inferno. Depende da gente!

Conta pra gente o que acontece no Curso Mulheres Radiantes. Disse que temos uma grande força interna. Esse assunto é abordado?
Esse e muitos outros. Falamos sobre o universo da mulher, sua força criativa, seus desafios diários. Ensinamos técnicas de respiração e yoga. Para uma mulher aprender a respirar é essencial. Através da respiração ela aprende a meditar e acessar seu campo energético. É puro autoconhecimento! Segundo Yogi Bhajan, fundador do Kundalini; para uma mulher ser plena ela deve rir, suar e meditar todos os dias!

Quais são seus planos para o futuro?
Quero expandir o centro de cura e yoga – Sutil Terapia/ Centro Har Rai, onde mais profissionais possam trabalhar. Dar mais cursos de Mulheres Radiantes e também voltar a trabalhar em um projeto voluntário que acontece em um presídio feminino.

Que dica daria para uma mulher que está começando, querendo mudar de vida?
Procure se autoconhecer e aceite os ciclos da vida e suas mudanças, elas realmente acontecem. Se abra para o que vai descobrir, olhando dentro de você, e tenha muita coragem e paciência!
Autora: Analu

Analu é sonhadora de pés no chão! Adora brincar, inclusive com as palavras.
Escrever e escutar histórias são sua grande paixão. Mercadóloga e publicitária por formação, hoje dedica grande parte do seu tempo ao universo feminino e as delicias e desafios de ser uma grande mulher. Hoje escreve contando historias de mulheres que tiveram coragem de mudar de vida.

RECEBA NOSSO MATERIAL GRATUITO POR EMAIL

* campos obrigatórios
“despertar"
About The Author

Negócio de Mulher

Negócio de Mulher nasceu de um sonho: inspirar e ajudar outras mulheres empreendedoras. Quem escreve por aqui são as sócias: Karine Drumond e Priscila Valentino com colaboração de outras mulheres que compartilham dos mesmos propósitos.

  • Fred

    Sensacional a entrevista… sutil e estimulante!

  • Juliana

    BRAVO!!!! Adorei Ana, incentivadora!

  • Adriano Galdino

    Excelente matéria!
    muitas pessoas ainda não perceberam que o essencial e verdadeiro se encontra na simplicidade
    muitas pessoas estão embriagadas por suas posses e desejos,
    mas essas pessoas ainda não perceberam que todas esses recursos, quando mal empregados só servem para nos tornar vazios!
    Que muitas mulheres possam encontrar através desse curso as ferramentas necessárias para provocar uma mudança positiva, otimista e verdadeira!
    Sat Nam
    Ana, Valéria Tavares e a todas e todos /

    Adriano Galdino

  • Maravilha Aninha!!! Adorei, que lição heim?! Parabéns e continue com esse trabalho! Beijos

  • Elen

    E tem mais…. A Analu aparece na vida das pessoas de forma incrível, sempre na hora certa! Apenas com uma conversa informal já nos coloca no maravilhoso universo feminino que ela tanto adora. Seu conhecimento pela vida nos cativa e nos transforma, deixando-nos sempre “sonhadora de pés no chão” assim como ela. Transmite-nos de forma natural o quanto é gostoso “gostar” da vida e vivê-la!!!!

    Ótima dica de autoconhecimento descrito acima. É isso mesmo, temos que procurar o que nos faz bem, o que nos deixa feliz, e assim viver a cada dia podendo respirar fundo!!!!!

    Parabéns Aninha!!!!!!