Uma rotina feminina – empreender para transformar

Por Nanda Soares

É isso aí! Não foi fácil chegar até aqui, mas hoje a participação feminina está presente e reconhecida em todas as esferas de desenvolvimento da sociedade. O mercado de trabalho valoriza cada vez mais as contribuições das ideias transformadas em projetos vencedores e agregadores; e é assim que as mulheres empreendedoras trabalham.

Tivemos empecilhos pelo caminho, não é mesmo? Se você está aí decidindo qual o próximo curso a fazer, saiba que apenas em 1879 o governo brasileiro abriu as portas do ensino superior para as mulheres, que mesmo sendo pressionadas por uma massa de desaprovação social, não sucumbiram às pressões e se tornaram profissionais exemplares. E essa foi uma grande travessia contra a discriminação. Aí começa a saga do empreendedorismo feminino em prol da transformação social.

O nível de qualificação das mulheres vem crescendo cada vez mais, mas o caminho a seguir ainda é longo. Nós sabemos bem disso, não é mesmo? O negócio é ir à luta e continuar mostrando na prática a nossa presença e competência.

Mas, afinal, o que significa empreender?

Significa dar início, ter visão, inspiração e seguir em frente para realizá-la. É preciso respirar o ar da busca, a novidade e a efetivação como princípio de vida. O negócio é estudar e se qualificar continuamente. E claro, agir para realizar e transformar a sua realidade.

Segundo a Agência Sebrae de Notícias, só em 2012 mais de 78 mil mulheres buscaram informações sobre abertura e gestão de novos negócios no Sebrae Minas Gerais. Ainda de acordo com a mesma fonte, as mulheres estão no comando. Em pesquisa divulgada pela sua assessoria de imprensa, as mulheres estão mais preocupadas com a sustentabilidade nos negócios, sendo que “o percentual de mulheres (52%) que adotam ações de controle administrativo nas empresas é maior que o dos homens (50%)”. Conclusão geral: é preciso saber gerir para gerar bons resultados.

 Se você também está nessa caminhada e quer se desenvolver cada vez mais, fique por dentro de algumas dicas de projetos.

 PROJETO 10,000 WOMEN – FDC

EMPREENDEDORISMO ROSA

SEBRAE PARA EMPREENDEDORES

Invista, realize, transforme. Até a próxima!

RECEBA NOSSO MATERIAL GRATUITO POR EMAIL

* campos obrigatórios
“despertar"
About The Author

nanda

Relações Públicas, redatora, especialista em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital .Acredita na união entre Comunicação, Arte e Educação como caminho pessoal e meta profissional. Poetiza sonhadora e empreendedora, apaixonada por fotografia, livros, cinema, família, língua portuguesa e café. Adepta da ideia de democratização da informação e crescimento em rede. Autora do blog Escritos de Gentideia.