Vendi pela internet, e agora?

Por Samantha Dutra

A pergunta me ocorreu depois da minha primeira venda feita pelo Instagram.

Montei minha loja e comecei minha divulgação inicialmente pelo Twitter, Instagram e Facebook. Fiz todo plano de negócios, planejamento, post its grudados por todos os meus cadernos e em toda parte do meu computador para não esquecer de nenhum detalhe.

Os meus objetivos iniciais com a loja eram: fidelizar cliente, tornar a loja conhecida e investir no relacionamento. Quando você monta um negócio não dá para você pensar em lucro logo nos primeiros meses, descobri que prejuízo é um ótimo investimento (Ahn?). Sim,  no início tive pequenos prejuízos, minha loja não é grande, trabalho sozinha (compra, venda, envio, publicidade, atendimento, marketing, etc…etc…etc…) por isso em algumas coisas tive de errar muito até aprender.

Seguindo a lógica do “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço” vão aí algumas dicas cruciais:

Dicas para seu pós-venda

Logística. Se é você quem produz o seu produto fique de olho na logística e no seu estoque, cuidado para não vender algo que você não tem, se isso acontecer seja claro com seu cliente e se necessário faça até mesmo o estorno da venda.

Ter um bom relacionamento com fornecedores é fundamental. Se você revende um produto, tenha um fornecedor de confiança, dependendo do produto tenha mais de um. Pesquise sempre. Eu mesma tive 3 fornecedores antes de conseguir um que me atendesse com preço bom. A diferença de preço de fornecedores chegou a ter variação de 80% do valor do produto.

Se for fazer entregas via Correios, pesquise como enviará e quais materiais são necessários (caixa, fita adesiva etc.)

Embalagem para seu produto.  Seu cliente merece uma embalagem bonita e um cartãozinho de “agradecemos a sua compra” ou o cartãozinho da loja. Faça o seu cliente sentir importante e querido.

Pós venda. Acompanhe o pedido do seu cliente, envie um email ou SMS no celular, pergunte se recebeu a compra direitinho e se você gosta de relacionamento, dê a ele um descontinho para a próxima compra.

Tenho certeza que ele vai gostar e vai voltar!

About The Author

Samanthadutra

Publicitária, especialista em Marketing Digital. Apaixonada por música, fotografia, tecnologia e internet. A moça da foto não é só mais um rostinho bonito na web, ela é dona da Cute Store (cutestore.com.br), trabalha como Analista de Mídias Sociais e gosta de esportes, livros, bloquinhos e canetas coloridas.

  • Thaís Maia

    Ótimas dicas, Samantha!

  • Luiz Fonseca

    Tudo isso Samantha vai de encontro com que consumidores são seres carentes, qualquer forma de atenção e afago é de suma importância para seu negocio, fazer com que seu cliente se sinta único isso para pequenas empresas é ainda fácil, o pulo do gato é que sua empresa ganhe escala de crescimento e você continue com esse tratamento, para esse cliente daqui a 5 anos ele fazer uma compra e sentir a mesma emoção e sensação de quando a empresa ainda estava engatinhando.

  • Tomás Duarte Murta

    Oi Samantha, eu tenho uma empresa que faz pós-venda para e-commerces de uma forma bem amigável, iremos lançar a versão pública em alguns dias, mas já vou liberar para você ver: beta.tracksale.co

  • Cristine Sentra Reis

    Realmente continue, está no caminho certo e muito boas dicas! Um belo presente para a decoração ou mesmo para o Dia dosa Namorados veja em http://www.facasecanivetes.com.br/lista-de-produtos?categoria=industrializados, iguarias únicas da cutelaria é a minha nova sugestão!

    Beijos!!!

  • Simone Martins

    Excelentes dicas!

  • Simone Martins

    Excelentes dicas!

  • Aline Mara

    Ótimas dicas!!!

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