Entrevista: A vida não pode ser economizada para amanhã.

Ione é uma mulher acima de tudo corajosa. Uma borboleta que começa a sair do casulo em busca de novos ares. Assumiu para ela mesma o tamanho das suas asas e a vontade que tem de voar. Hoje sabe que a vida é assim; repleta de possibilidades.

Foi necessário um grande pontapé para toda essa mudança acontecer. Ione hoje diz que esse foi o seu melhor presente. Em novembro de 2011 foi demitida de um grande hospital onde trabalhava há 7 anos como enfermeira na ala do CTI de pediatria.”Fiquei triste,mas não tanto quanto pensei. A única pergunta que rondava os meus pensamentos era – E agora? O que vou fazer? Só sei ser enfermeira.”

Então você já pensava na possibilidade de mudar de área antes de ser demitida?

Já tinha algum tempo que eu estava reclamando da vida. Reclamava, mas não agia. Havia passado por uma grande depressão e estava tomando muitos medicamentos. Trabalhava como enfermeira há 13 anos e estava cansada da rotina do hospital. Lidar com a vida e a morte e ainda com o ego de algumas pessoas é um mix pesado. Satisfeita é que eu não estava.

Como lidou com a demissão e o quadro de depressão ao mesmo tempo?

Perdi meu pai, minha psicóloga e o emprego. De – repente todas as minhas referencias sumiram. Minha história profissional, o apoio do meu pai e o dia a dia com a psicóloga, depois de 10 anos de análise, não estavam mais presentes em minha vida. Estranhamente eu decidi viver tudo sem paliativos. Por contra própria parei de tomar os medicamentos, procurei uma médica que eu já conhecia e fui à faculdade pedir obtenção de novo titulo.

Resolveu começar do zero?

Existe um momento que você tem certeza que cumpriu uma etapa da sua vida. É isso que eu sinto em relação à enfermagem. No inicio do ano de 2012 voltei para a faculdade. Hoje estou no terceiro período de engenharia química e motivada com o meu novo campo de atuação.

O que exatamente te motiva nessa nova etapa?

Tudo que é novo. Voltar para a faculdade, fazer novos amigos, conhecer outro mundo e ser engenheira! Admiro a forma como a engenharia é. O trabalho é pautado em números e bastante racional.

Você se sente apoiada?

Eu tenho uma fada madrinha! É a minha medica que me acompanha tanto em relação à saúde como nas questões ligadas as minhas emoções. Minha família entende e acredita no meu potencial. Tenho um irmão que investe no meu sonho e arca com as mensalidades da faculdade. Mantive poucos bons amigos de anos atrás, talvez porque os meus valores e percepção de mundo tenham mudado.

Fale um pouco mais sobre essa mudança de valores.

Eu acreditava que para ser feliz você precisava ter os pré- requisitos para a felicidade. Constituir família, ganhar bem, ter isso e aquilo outro. Agora sei que a felicidade é se encontrar. Saber o que quer, do que gosta e aonde quer chegar. Isso é já um excelente começo. Sapatos e bolsas guardados em caixas no armário já não fazem parte do meu cotidiano.

Você sabe aonde quer chegar?

Quero concluir o curso superior e trabalhar na área. Viajar, conhecer novos lugares e culturas. Fazer um curso de pintura, voluntário com crianças e yoga.Aproveitar a vida,divertir e me autoconhecer estão na minha lista. Assim que conseguir um novo emprego coloco tudo em prática.

Quais suas emoções mais corriqueiras nos dias de hoje?

Eu tinha e tenho medo, mas na época da depressão era um medo que paralisava. Hoje ele é misturado com ansiedade. É até gostoso, impulsiona. Estou bem ansiosa com essa procura pela minha liberdade financeira novamente e também pelo o que ela irá permitir, além de ter uma trilha profissional começando e repleta de determinação.

O que você diria para quem esta passando pelo mesmo processo que você passou?

Fortaleça-se. Procure suas fontes para isso. Seja através das suas crenças, da sua família, da sua fé! Se estiver forte o resto acontece. Eu não acreditava nisso, mas agora sei que é verdade. As pessoas “certas” aparecem para te apoiar. Novidades acontecem quando menos se espera. Quando você se encontra, tudo começa a te encontrar.

Quer empreender também?

Conheça nosso curso online Empreenda Sua Paixão – o curso online para mulheres de mentes inquietas. No curso temos dois módulos dedicados ao autoconhecimento e teremos oportunidade de te ajudar a resgatar e se reconectar com seus valores, com seus pontos fortes, paixões e sonhos mais verdadeiros. E a partir daí criar um plano de ação para colocar tudo isso em prática.

RECEBA NOSSO MATERIAL GRATUITO POR EMAIL

* campos obrigatórios
“despertar"
About The Author

analuiza

Analu é sonhadora de pés no chão! Adora brincar, inclusive com as palavras. Escrever e escutar histórias são sua grande paixão. Mercadóloga e publicitária por formação, hoje dedica grande parte do seu tempo livre ao universo feminino e as delicias e desafios de ser uma grande mulher. Hoje escreve contando historias de mulheres que tiveram coragem de mudar de vida.