Mude a perspectiva: “O que eu quero vender” para o “O que o meu cliente compraria”

No último artigo conversamos sobre dicas para entender o que os clientes querem, para ajudá-la em seu negócio. Hoje vamos complementar mais um pouquinho este ponto?

É bastante comum as pessoas começarem um negócio partindo de alguma ideia vaga de área de atuação (ex.: beleza, turismo, culinária…) que gostariam de atuar ou alguma habilidade que desenvolveram, seja na faculdade ou por conta própria, e logo partem para a montagem do negócio. Pode dar muito certo, ou muito errado, é uma loteria. Mas por que? Qual o problema desta abordagem? Ela é centrada na organização, no dono do negócio e não no cliente, no mercado. O que o cliente realmente quer? Qual é o problema principal que o negócio se propõe a resolver? Qual o seu diferencial? (Vale assistir este video aqui). Estas perguntas muitas vezes não ficam claras nesta abordagem e o negócio se vê perdido, sem foco ou sem diferencial.

Já parou para pensar que modelos de negócio realmente inovadores partem da perspectiva do cliente? Um serviço de salão pode inovar oferecendo cabelereiras que atendem em casa, com horário marcado via site ao atender um público específico que busca comodidade e privacidade (Veja entrevista com as donas do Websalão) ou, por exemplo, um serviço personalizado de marmitas com foco em consumidores que valorizam alimentos saudáveis e gourmets. (Veja All Light Gourmet) e por aí vai… são muitos exemplos.

Entender a fundo o cliente e definir um nicho de mercado irá nos ajudar a criar uma proposta de valor mais clara, ajudando a decidir a melhor forma de comunicação, distribuição, relacionamento, formas de receitas e por aí vai. Independente do tamanho do seu negócio. Se você quer transformar sua paixão em negócio, o primeiro passo é este: entenda melhor a quem você deseja servir, identifique suas necessidades e crie sua estratégia a partir disto, você verá, tudo fará mais sentido.

Mude sua perspectiva

as perguntas abaixo, podem ajudá-la a fazer a migração da perspectiva. Concentre seu negócio na coluna da direita :)

centrado no cliente

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“despertar"
About The Author

Karine Drumond

Karine Drumond é co-fundadora da Negócio de Mulher. Atua ajudando outras empreendedoras a transformarem ideias criativas e habilidades em negócios diferenciados. Também acredita no empreendedorismo como ferramenta de transformação. Trabalha com Design e Negócios Digitais desde 2006 e compartilha seu conhecimento e ideias neste site.