Menos blá blá blá e mais ‘olha aqui ó’!

por Rafaela Cappai

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Chegou a hora de você parar de falar. Sim, porque o negócio não é falar, mas mostrar. Mostre! No imperativo, assim mesmo. Porque você precisa acreditar no quanto é importante tangibiliar. Importante não, essencial pro seu negócio. Palavrinha difícil pra descrever, mas uma ação indispensável Significa trazer algo para o real, transformar em palpável, concretizar. Então, quando você quiser convencer alguém de alguma coisa, já sabe, a palavra mágica é tangibilizar.

Essa tarefa toma uma importância ainda maior quando o seu negócio parte das ideias ou quando você presta serviços. Ambos do reino do intangível, que não ter forma, cor ou tamanho… Mas não significa que quem vende produtos não precisa pensar nisso também. Precisa sim, sempre.

Pense bem: o que chama mais atenção? Você falando que o seu serviço é incrível e que muda a vida das pessoas ou elas mesmo atestando isso depois de o terem utilizado? Você dizendo o quanto as pessoas aprendem com o que você ensina, ou elas mesmo falando dos seus aprendizados? Você afirmando o quanto seu produto é bonito e funcional ou alguém demonstrando, na prática? É simples perceber que mostrar cria mais impacto do que falar. Então, aqui algumas ideias pra você fazer isso, e já!

– Faça um vídeo com pessoas que já utilizaram seus serviços, atestando suas qualidades e como mudou a vida delas;

– Recolha avaliações periódicas sobre o seu serviço e produto, e disponibilize os resultados para seu público;

– Tenha testemunhais das pessoas falando dos seus produtos ou serviços. Dê nome, inclua uma foto e linke para o site/perfil do cliente, pra mostrar que ele é real e existe!

– Tente reunir matérias e publicações na imprensa que falam do seu trabalho, mas não as deixe guardadas na gaveta. Digitalize-as e as coloque disponível em seu site, portfólio, Facebook e afins;

– Tente registrar tudo que você faz em fotos e vídeos, e vá aos poucos comunicando isso ao seu público. Você pode até falar que o que faz é interessante, mas se fotos e vídeos mostrarem isso, melhor!

– Invista no design de propostas, cartões, portfolio e afins. Materiais gráficos bem produzidos e bem cuidados, abrem caminho para produtos e serviços bem produzidos e bem cuidados. Se você causa boa impressão na primeira oportunidade, há uma grande chance de continuar causando…

– Incentive que seu clientes postem fotos utilizando seu produtos ou serviços e peça que te tagueiem para você acompanhar, no Instagram, Facebook ou outra mídia social que você faça parte.

– Entreviste pessoas que utilizaram seus produtos e serviços depois de seis meses ou ano ano, pra perceber no longo prazo o impacto do que faz na vida delas.

Alguma outra ideia? O que você faz, na prática, para tangibilizar os atributos do seu negócio, produtos ou serviços?

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About The Author

Rafaela Cappai

Atriz, bailarina, jornalista e empreendedora criativa a frente da Espaçonave. Mestre em Empreendedorismo Cultural e Criativo, pela Goldsmiths University of London. Sempre atenta a ferramentas, estratégias, habilidades e soluções para ajudar artistas e criativos a viver fazendo o que amam. Procura manter os dois lados do cérebro funcionando a todo vapor, pra cultivar a artista e a capacidade de fazer as coisas acontecerem. Interessada em diy, cães, dança, teatro, contato improvisação, parkour, cinema, redes, co-working, crowdfunding, coletivos artísticos, novos modelos de negócios, financiamento e incubadoras.