15 Ideias para criar valor para sua marca e se destacar da multidão

5 passos para organizar as ideias

por Karine Drumond

Estou montando o material para minha próxima oficina MARCA PESSOAL para arquitetos, que acontece dia 23 de setembro 2017 e relendo algumas referências como o livro Personal Branding do Arthur Bender cheio de insights bacana sobre Personal Branding/Marcas Pessoais e quero compartilhar com vocês as principais ideias por aqui. Pra quem acha que este papo de marca e diferenciação vale só para grandes empresas, vai ficar surpresa com a quantidade de ideias úteis e importantes para estes conhecimentos podem agregar na nossa vida, não só nos negócios.

Preparada para colocar sua marca em cheque?

1. Qual é o seu ponto forte? O que você faz bem que é possível gerar um valor ou benefício único? Se não consegue listar ao menos 3 pontos fortes, a gente te ajuda aqui.

2. Qual é a sua palavra-chave? Com quais adjetivos você gostaria de ser associada? Inteligente? Divertida-criativa? Intelectual? ou poderia ser alguma palavra relacionada ao seu trabalho? Em que você quer se tornar uma referência? Fotografia-infantil-criativa, Designer-produtora-cultural, Marketing Digital, Papelaria-artesanal-criativa? Quanto mais específico suas palavras forem maior sua chance de se destacar. Você consegue criar uma combinação única de palavras e associar estes conceitos da sua marca pessoal? Apodere-se destes conceitos chave e espalhe em sua comunicação (revise seu currículo, linkedin, material de divulgação, apresentação, tudinho!)

3. Sinalize-se. A sua marca  é comunicada através dos sinais e símbolos que você usa. Por exemplo, sua forma de vestir, de se comunicar, atitudes, ambiente de trabalho, logo, site… Você tem emitido os sinais certos? E sua logo, sua forma de comunicar visualmente transmite a mensagem certa?

4. Por que você e não um concorrente? Se não há diferencial, as pessoas vão buscar pelo menor preço. Simples assim, sem vantagem, é difícil competir. Se você, seu produto ou serviços estão nesta situação, procure criar valor para sua marca. Como? Há várias formas de você fazer isso. Encontre a que vai funcionar para você. Resgate seu propósito, Inove a partir dos feedback dos seus clientes, foque em resolver um problema mais específico, invista em conhecimento, novas tecnologias, foque em um nicho ou uma técnica… Será que sua oferta está abrangente demais?

5. Seja muito boa em uma coisa. Mesmo que você tenha vários interesses, talentos e paixões comece pequeno, atacando um alvo menor primeiro. Assim você economiza tempo, esforço, dinheiro para comunicar e ganhar confiança do público, das pessoas.

6. Você está fazendo alguma diferença? Você consegue resolver um problema de uma forma única? Que benefícios você agrega às pessoas que compram de você? Se seu projeto ou negócio não existisse mais o que as pessoas perderiam? Este é o ponto. Descobrir respostas para esta pergunta irá te levar para o próximo nível.

7. Inicie alguma coisa. Se você ou seu negócio parecem estar mergulhados em um mar de mesmice, inicie alguma coisa. Não precisa de muito. Crie um evento, faça uma palestra, Inicie um movimento, crie um ebook gratuito, dê algo gratuito, preencha vazios e seja reconhecido como um líder de um grupo específico, mesmo que pequeno…

8. Não tenha medo de errar. Experimente. Sem fracasso não há desenvolvimento, não há oportunidade para o NOVO. O que você tem vontade de experimentar mas fica adiando, adiando?

9. Diferencie-se pelo conhecimento. Estude tudo sobre um determinado nicho, seja expert do assunto. O conhecimento dá segurança, a paixão dá brilho no olhar.

10. Melhore seu produto ou serviço. Peça feedback. Descubra como as outras pessoas enxergam você, a que palavras elas associam você ou seu negócio? Está alinhado com o que você deseja? Como você pode melhorar a sua oferta?

11. Tenha um propósito. Qual o significado do seu trabalho? Por que você decidiu iniciar o seu projeto? Esta é a sua causa, seu propósito. Ele deve ficar claro para o resto do mundo, na sua comunicação, para seus clientes, parceiros… As pessoas compram o que você acredita.

12. Tenha uma visão. O que você quer conquistar? Ter visão e objetivos ajudarão você a buscar a diferenciação. É aquela velha e clichê história de “tenha um objetivo e o universo conspirará ao seu favor“. Mas é bem verdade ;)

13. Compartilhe sua história. Você tem uma história interessante sobre seu projeto, ou negócio? Compartilhe. Faça um video, publique em blogs, conte sua história nas redes sociais, crie um evento para pessoas com histórias parecidas. Nós todos gostamos de histórias, isso gera empatia, credibilidade.

14. Recolha depoimentos. Pare de falar de como o seu projeto é legal e comece a mostrar os resultados. Como ele ajuda as pessoas, como ele gera valor, encanta… ou como ele se diferencia. Você consegue criar pequenos videos para contar estas histórias? Divulgue os depoimentos, fotos e histórias dos seus clientes.

15. Ensine. Você é muito boa em algum trabalho manual? Já pensou em além de produzir e vender seus produtos, em criar um curso para ensinar outras apaixonadas como você? Ensinar, além de gerar valor para sua marca, também cria oportunidades, parcerias e credibilidade. Já pensou em criar um livro digital? um curso online? um curso presencial? Experimente. Você pode se surpreender com a quantidade de pessoas também interessadas no que você tem para ensinar.

E você, como você pode criar ainda mais valor para sua marca pessoal?

Dia 23 de setembro acontece o Workshop Marca Pessoal  para arquitetos e decoradores: estratégias para aumentar o valor percebido do seu trabalho. Facilitado por Karine Drumond e realizado em parceria com Negócio de Arquiteto, este é um workshop desenhado para virar o jogo, gerar valor e ser valorizado é também uma questão de atitude, de modo de pensar. GERAR IDEIAS, compartilhar as melhores práticas de personal branding (marca pessoal) para carreiras autônomas e profissionais que buscam o diferencial e autonomia no que fazem. As inscrições vão até dia 22 de setembro/2017, mas ao se inscrever com antecedência você garante valor promocional. Corre aqui.

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About The Author

Karine Drumond

Karine Drumond é co-fundadora da Negócio de Mulher. Atua ajudando outras empreendedoras a transformarem ideias criativas e habilidades em negócios diferenciados. Também acredita no empreendedorismo como ferramenta de transformação. Trabalha com Design e Negócios Digitais desde 2006 e compartilha seu conhecimento e ideias neste site.