Mell Santos cria blog para ajudar mães e mulheres que precisam trabalhar em casa

Mell Santos

De vendas de sorvetes, a brechó, quitutes e um curso na internet, Mell Santos mostra com sua história, que não basta ter sonhos, é preciso literalmente arregaçar as mangas e correr atrás. Mell hoje mantém o blog “Saída de Emergência” – voltado para mães e mulheres que precisam trabalhar e não podem sair de casa. Bela iniciativa e história de começos e recomeços que ela compartilha com a gente nesta entrevista. Acompanhe:

1. Como você decidiu investir neste seu projeto? O que te motivou a começar algo novo?

Eu sempre gostei de escrever, desde adolescente. Mais tarde me casei e por algumas circunstâncias da vida veio o divórcio, situação que me levou a passar por momentos financeiros muito difíceis, pois eu não tinha nenhuma noção de administração de dinheiro, nem em casa nem no meu pequeno negócio. As coisas não foram muito fáceis, chegamos a passar necessidade. Eu precisava trabalhar e não podia sair, pois não tinha condições de pagar alguém para cuidar dos meus dois filhos, ainda pequenos. Foi assim que tudo começou. Arregacei as mangas e comecei a fazer geladinhos novamente, que era o que eu fazia antes de me divorciar e que tinha nos levado a ter uma pequena fábrica de sorvetes. Quando meus filhos estavam na pré-adolescência, comprei meu primeiro computador e uma das primeiras coisas que eu descobri era que podia escrever num blog. O meu gosto pela escrita, me fez perceber que eu poderia usar minha experiência de vida e de superação, se encontrasse na internet mulheres que tivessem passado as mesmas dificuldades que eu, ou seja, que tinham sido abandonadas e tiveram que criar os  filhos sozinhas, além de precisarem trabalhar e não poder sair de casa. Esta foi a minha motivação maior.  Realmente encontrei muitas mulheres nesta situação, algumas com histórias idênticas à minha e outras em situação pior. Além delas, encontrei muita gente desesperada. Aliás, eles começaram a me encontrar. Então eu precisava compartilhar mesmo a minha experiência e mostrar para eles que o desespero não trazia nenhuma solução e que ela podia estar bem à frente deles, dentro de casa.

2. Como tem sido este processo de mudanças? O que tem significado para você?

No início eu era bem leiga, nem sabia usar direito o computador, e até hoje não sei muitas coisas, mas inicialmente meu trabalho se baseava nas pesquisas que eu fazia na internet, levava as informações aos leitores e de vez em quando escrevia mensagens de auto-ajuda porque eu estava descobrindo como havia gente aflita por falta de emprego e por causa das dívidas. Minhas experiências foram sendo úteis e com o tempo, mais pessoas  chegaram, inclusive os homens, e isso para mim foi uma surpresa porque jamais pensei em escrever para ajudá-los. Houve mudanças no meu público alvo, que eram as mães de filhos pequenos, e passei a orientar todo tipo de pessoas à procura de uma renda, não só de classe baixa ou média, mas até mesmo pessoas abastadas. Isso tudo foi surpreendente para mim, pois descobri o quanto as pessoas administram mal o dinheiro. Para ajudar meus leitores eu tive que buscar mais conhecimento e isso tem um significado muito grande, pois mudou o rumo do objetivo do blog que era só dar dicas de trabalho. Isso tudo me transformou numa consultora e por incrível que pareça, numa conselheira até mesmo sentimental. Para mim isso tudo é maravilhoso, uma realização.

3. Qual foi o principal desafio até o momento?

O meu desafio maior era RECOMEÇAR praticamente do zero, pois eu tinha fechado o meu pequeno negócio de sorvetes. Naquele tempo eu trabalhava na informalidade, e parei tudo para não contrair dívidas maiores. Aos poucos fui sanando algumas que me restaram. Ao voltar para casa, fui recomeçando devagar, sempre fazendo artesanato e os produtos gelados da mesma maneira quando comecei da primeira vez, no tempo de casada. E faço tudo isso até hoje, portanto nunca fico sem dinheiro. Por ser uma pessoa competente, nunca precisei “correr atrás” de emprego, pois sempre havia na minha porta alguém solicitando os meus serviços, tanto que fui babá na minha casa mesmo porque algumas mães sabiam que eu sei lidar com crianças. Depois disso fui também monitora numa creche. Também me procuravam para fazer bolos, chocolates ou lembrancinhas para festas porque sabiam das minhas habilidades na culinária e no artesanato. E aos 49 anos me surpreendi quando recebi um “convite”, mais uma vez, na minha porta, para trabalhar de carteira assinada numa pizzaria pois sabiam da minha destreza com sanduíches também. Sempre foi assim, nunca saí para procurar uma atividade, as pessoas que vinham a mim. Na realidade, eu fazia o meu marketing sem saber dessa habilidade, pois comentava ou mostrava meus serviços e isso fazia com que as pessoas me procurassem querendo que eu trabalhasse para elas. Só parei de trabalhar fora nessa época por questões de saúde e aí voltei a trabalhar novamente em casa. Eu consegui vencer o desafio de RECOMEÇAR.

4. Qual foi a sua maior conquista até o momento?

Uma coisa que eu queria muito na vida desde adolescente,  era ter um brechó, depois de ver um anúncio numa revista de artesanato, enfiei praticamente aquilo na cabeça. Eu sempre dizia: “Um dia eu vou ter um brechó”. Não repeti isso a vida toda, como um mantra, mas nunca desisti do sonho. E ele se realizou exatamente do jeito que eu queria, pois minha lojinha é tão linda que à primeira vista não parece ser um comércio de artigos usados. Ele funciona na minha casa, e deu tão certo que tenho a loja, perdi minha sala porque a loja ficou pequena, uso mais um quarto para estoque e outro sala menor, fora a lavanderia onde tudo é higienizado antes de ser colocado à venda. Depois deste recomeço, numa área totalmente diferente do meu primeiro negócio, a maior conquista foi inaugurar o comércio com tudo formalizado me transformando numa Micro Empreendora  Individual, sendo que essa conquista os meus leitores acompanharam passo a passo no blog pois eu quis mostrar para eles todas as vantagens e também todas as dificuldades deste processo, e isso serviu de orientação para muitos também.

5. O que você espera conquistar? Sonhos, planos?

A minha mente empreendedora me dá muito trabalho. Eu vivo cheia de idéias e quero ajudar todo mundo. Até digo que “meu negócio é ensinar os outros a ganhar dinheiro”. Continuo trabalhando sozinha e por enquanto não quero contratar ninguém para me ajudar, mas são tantas atividades que executo que o brechó agora funciona somente dentro de casa, mesmo tendo a loja montada ( mas funcionando com as portas fechadas) Concilio comércio de roupas com as atividades na cozinha que são os cupcakes,  os chocolates, os alimentos gelados (sorvetes e geladinhos) além de encomendas esporádicas para festas. No meio disso tudo, inventei de ensinar para meus leitores aquilo que eu mais gosto: produzir sorvetes e daí surgiram os cursos apostilado, de modo que agora também trabalho na internet vendendo meus cursos e isto está apenas no começo, mas me garantindo boa parte da minha renda. Não sei se vou dar conta, mas ainda tenho o sonho de me tornar palestrante um dia, será que eu consigo? Já fui convidada, mas não me sinto preparada ainda. Como o contato com meus leitores é grande, sei das necessidades deles, e a maioria não tem muitos recursos para fazer cursos mais caros, então estou preparando também um site somente de cursos para geração de renda a baixo custo para que todos possam ter condições de abrir um pequeno negócio a partir de casa também, assim como aconteceu comigo.

Site: Saída de Emergência.

About The Author

Negócio de Mulher

Negócio de Mulher nasceu de um sonho: inspirar e ajudar outras mulheres empreendedoras. Quem escreve por aqui são as sócias: Karine Drumond e Priscila Valentino com colaboração de outras mulheres que compartilham dos mesmos propósitos.

  • Sidney Mariano

    Não sei se vou dar conta, mas ainda tenho o sonho de me tornar palestrante um dia, será que eu consigo?

    Mell, sua danada, voce ja nasceu pronta… sabe o potencial e capacidade que tem em mãos… portanto para de bobeira e começe logo a dar palestra (auto-ajuda, positividade, motivação, inocação)…sabe que é “expert” nisso. Se torna logo uma “Coaching”

  • Isabela

    Você e uma grande mulher Meel ! Que Deus continua abençoado você e todas as pessoas que você vem ajudado com o seu blog , parabéns fico extremamente feliz por vocês

  • Vilma david

    mellll vc ainda vai loooooonge…. é uma mulher de fibra…Que DEus abençoe vc!! bjus…

  • Eloa Iwamoto

    Mel, minha amiga!! Suas palavras , força e carisma é tudo isso e muito mais!Te admiro muito e tenho certeza que o trilhar dos seus sonhos serão merecidos!!

    Parabéns pela entrevista!!

  • Greyce Cristina

    Mell, vc vai chegar muito longe, eu creio nisso. Deus continuará te ajudando pq vc é uma pessoa sincera e gosta do que faz, mesmo que muitos não te agradeçam.
    Ainda te verei em muitos posts da vida, amiga!

    Bjos

  • Márcia Dias Marçulo

    Mell fico muito feliz em ver seu reconhecimento como mulher, guerreira, coração gigante sempre compartilhando seus conhecimentos conosco. Creio que isso é apenas o início, Deus ainda tem algo maior em sua vida amiga e como já disseram vc já nasceu pronta né kkk, te admiro muuuuito, vc merece tudo de bom, bjus…

  • Leonice

    Amiga Mell!! Muito feliz com o reconhecimento merecido,vc já nasceu vencedora.Agradeço a Deus por ter encontrado alguém como vc,determinada,conselheira,e compartilha de bençãos para com aqueles que muitas vezes se encontra em desalento.Deus te iluminou desde o ventre de sua mãe,pessoas como vc nos torna cada vez melhor,nos da ânimo,e recomeçamos a cada vez que pensamos que não iremos conseguir.Ler seus documentários,nos ensina muito,tenho só que te dizer.Obrigado Deus por vc ter mim presenteado com a amizade ,irmandade,parceria de Mell.Deus te abençoe a cada dia,sua vida seja sempre essa luz.Bjos no coração.

  • silvia regina de paula silva

    Mell como já te conheço a muitos anos sei que você é uma pessoa batalhadora que luta pelo que quer tem ideias para inovar a vida de pessoas simples sem ter vontade de iniciar deu próprio negocio,Parabéns vou seguir seus passos.

  • Graça Vaz

    Mell, que Deus te ilumine mais e mais, você é uma mulher batalhadora e merece tudo de melhor nessa vida. Admiro muito você e sinto-me lisonjeada por ser sua amiga e aprendi muito desde que conheci seu blog.
    Um abraço.

  • deise cristina

    Conheci a Mell justamente através do blog.É um trabalho maravilhoso que ela realiza.Parabéns Mell ,desejo muito mais sucesso .

  • Roselaine Guimaraes

    Mell, lhe admiro muito pela sua garra, determinação, pela sua história de vida, enfim, quando eu crescer quero ser igual a você. Você merece todo sucesso do mundo. Te aplaudo de pé amiga. Parabéns!!!

  • Suzy

    O que falar desta pessoa … ultra… mega….super…. empreendedora, que conquistou tudo na raça e coragem, e o melhor que ensina PAP a todos que assim como ela um dia precisou, dizer que admiro é pouco.. sou apaixonada pelo Blog e pelo seu desprendimento em ensinar… ensinar…. obrigada Mell por vc existir … pelo lindo Blog, e pela linda pessoa que vc é tanto por dentro quanto por fora!!!!
    bjusss criativos.

  • Josilene

    Nossa que orgulho, essa é minha amiga Mell!!rsrsrs. Pouco tempo que temos contato virtual(que pena!!), masssss, uma super Mulher, criativa, alto astral, determinada, uma guerreira mesmo. Conheci o Blog da Mell em um período vamos dizer meio que pra baixo e logo me apaixonei pela sua historia de vida e pelo seu jeito de falar coisas verdadeiras com bom humor… amei!!! Mell parabéns pelo sucesso e muitas Felicidades Sempre!

  • Mell Santos

    Agradeço de coração às meninas do NEGÓCIO DE MULHER, pela oportunidade, e às minhas amigas pq tiraram um tempinho prá ler e deixaram um comentário. Amo vcs. Bjo da Mell.

  • Cecília

    Mell, querida!! Parabéns, merece por esforço e dedicação!!
    “Quem te viu passar na prova e não te ajudou
    quando ver vc na benção vão se arrepender
    Vão estar entre a platéia e vc no palco
    Vão olhar e ver Jesus brilhando em vc…”
    Bjs!!!

  • Mary

    Parabéns Mell pelo trabalho! Muito sucesso!

  • Mary

    Sucesso, Mell, você merece!

  • Mel, com certeza vai muito longe! Ela merece conquistar todos os sonhos!
    Parabéns pela entrevista!

    Abraços, Nilza
    http://www.minhacasaminharenda.com.br

  • Anna Guimarães

    Renovação da Águia é uma das histórias/lendas mais conhecida e que muito pode tocar o ser humano pela resistência de mudanças necessárias durante o ciclo da vida. Não tenha medo da vida, ela é uma dádiva de Deus e devemos aproveitá-la ao máximo.
    A Águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Vive cerca de 70 anos.
    Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão.
    Aos 40 anos de idade, suas unhas estão compridas e flexíveis e já não conseguem mais agarrar as presas das quais se alimenta.
    O bico, alongado e pontiagudo se curva, suas asas tornam-se pesadas em função da grossura de suas penas, estão envelhecidas pelo tempo.
    Já se passaram 40 anos do dia em que a jovem águia lançou voo pela primeira vez.
    Hoje, para a experiente águia, voar já é bem difícil!
    Nessa situação a águia só tem duas alternativas:
    Deixar-se morrer…ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar 150 dias.
    Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e lá se recolher em um ninho que esteja próximo a um paredão.
    Um local Seguro de outros predadores e de onde, para retornar, ela necessite dar um voo firme e pleno.
    Ao encontrar esse lugar, a águia começa a bater o seu bico contra a parede até conseguir arrancá-lo, enfrentando, corajosamente, a dor que essa atitude acarreta. Pacientemente, espera o nascer de um novo bico, com o qual irá arrancar as suas velhas unhas.
    Com as novas unhas ela passa a arrancar as velhas penas.
    Após cinco meses, “Esta Renascida”, sai para o famoso voo de renovação, certa da vitória e de estar preparada para viver, então, por mais 30 anos.
    Muitas vezes, em nossas vidas, temos que parar e refletir por algum tempo, e dar início a um processo de renovação.
    Devemos nos desprender dos pré-conceitos, dos maus costumes, de tudo aquilo que não é mais útil ou importante, para continuarmos a voar. Um voo de vitória.
    Somente Quando livres das barreiras e pesos do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.
    Destrua o bico do ressentimento, arranque as unhas do medo, retire as velhas penas de suas asas, permitindo o fluir de novos pensamentos.
    Alce um lindo voo para uma nova vida de sonhos e realizações.
    Tenha sempre uma meta: “Voe alto e seja Feliz”
    “Autor desconhecido”
    Mell quando li essa história me lembrei de você, pois você passou por um difícil processo de renovação. Parabéns amiga que DEUS continue te abençoando. Sucesso.

  • Vanda Araujo

    Olá Mell ! Te conheci hoje através da Carolina Rezende, que foi ao programa da Fátima Bernardes. Então entrei no site ” Mulher de negócio ” e vi sua entrevista, me comovi muito com sua história ela é muito linda ! Parabéns que você continue sendo está pessoa batalhadora e que você alcance todos os seus objetivos ! Bjão
    Pará de Minas – MG

  • Ro zanynha

    Está mulher é de dar orgulho na gente!
    Parabéns por ser batalhadora, é um exemplo de que ficar chorando não se conquista nada…
    E obrigada por estar sempre disponível a todos que a procuram buscando ajuda.
    PARABÉNS! E AINDA MAIS SUCESSO!

  • Uma vez li um artigo que falava que com um ‘pitbull’ atrás conseguimos alcançar grandes resultados. Quanto temos um sonho temos que nos agarrar em um forte motivador, assim o alcançamos, nao importando os tropeços.