O desafio da produtividade para quem trabalha em casa…

por Samantha Dutra

produtividade trabalho em casa

Nas 2 últimas semanas oficialmente estou trabalhando em casa na parte da manhã. O desafio de trabalhar em casa começou a meses atrás quando comecei a empreender e temer a disciplina de ter horário previsível para o trabalho.

Sempre me achei “indisciplinada” para fazer as coisas em casa por obrigação, por exemplo, gosto de estudar, mas, fora de casa fazendo cursos e participando de palestras, não tenho disciplina de todo dia pegar livros e estudar sozinha determinada matéria ou para vestibular, enfim…

Aí quando veio a paixão, descoberta, ascensão, amor e tudo junto pelo empreendedorismo eu pensei: Não tenho disciplina! Vou parar toda hora para fazer outras coisas, vou brincar com o cachorro, vou ligar a TV, vou tentar fazer 3 coisas ao mesmo tempo… Realmente não sabia como fazer para  separar minha vida pessoal do trabalho.

Vou contar para vocês como está indo minhas primeiras semanas…

Primeiros dias: estranho… acordei e não tinha que sair de casa, mas tinha que ligar o computador porque preciso ficar on line, então, meu psicológico começou a entender que: on line = saiu de casa para trabalhar.

Separei um lugar da casa para ser meu “local de trabalho”. Como eu não tenho home office, ter esse local é essencial para sua produtividade. O cérebro entende que quando você está ali você está trabalhando.

Continuo fazendo umas brincadeiras com meu cachorro, levanto para ir no quintal ver o céu, mas volto rapidinho para minha mesa.

Para organizar as ideias…

Minha lista de tarefas é muito diversificada, nem sempre é o mesmo trabalho, o segmento dos meus clientes são diferentes, como trabalho com produção de conteúdo preciso de “espaço” entre uma criação e outra. Tenho que ler muito e FOCO é essencial. Foco? Pois é…

Regra de produtividade nr 1: fechar as redes sociais e abrir somente quando for realmente necessário (estou aprendendo…)

Regra de produtividade nr 2: se você tem mania de olhar email, MSN, Skype ou qualquer coisa que tire sua atenção toda hora, feche! Lembre-se… FOCO! (estou aprendendo…)

Já falei que estou nas minhas primeiras semanas, por isso estou aprendendo…
Essencial: tenha uma agenda com lista de tarefas diárias. Isso vai te ajudar muito. Liste todas as suas tarefas e organize por dia. Vai fazendo testes e comece a se conhecer, daqui uns dias você saberá qual é o horário do dia que você rende mais.

Lista de aplicativos que podem te ajudar bastante alguns disponíveis para iOs, Android e Extensão do Chrome
  • Evernote
  • Any.do
  • Wunderlist
  • Google Drive
  • Pocket (viu algo interessante na web? Salve o seu link aqui e leia depois que terminar suas atividades viu?)
  • Feedly (Reader RSS que você pode separar por assunto)
Bom trabalho pra nós!
About The Author

Samanthadutra

Publicitária, especialista em Marketing Digital. Apaixonada por música, fotografia, tecnologia e internet. A moça da foto não é só mais um rostinho bonito na web, ela é dona da Cute Store (cutestore.com.br), trabalha como Analista de Mídias Sociais e gosta de esportes, livros, bloquinhos e canetas coloridas.

  • Lucas

    Dicas mais que úteis! Achei interessante a forma como abordou a metodologia para se ter foco. Porque, realmente, por mais que você tenha um home office, materiais, utilitários e recursos disponíveis para trabalhar, nada interessa se não houver o bendito foco — que, convenhamos, é algo difícil de conseguir no conforto da sua casa, onde de um lado há cama, do outro televisão, etc. Mas foi bom ler e saber que estou no caminho certo. Percebo que o ato de escrever e criar listas de tarefas — seja num caderno ou até mesmo num dos aplicativos citados — é uma maneira mais que eficaz de tornar seu trabalho em casa produtivo. No fim das contas, você acaba se tornando o seu próprio gerente de projetos pessoal, dessa forma. Belíssima matéria, Sasá. Valeu!

  • mônica

    Boa noite samantha,sou uma mãe talvez um pouco desesperada por uma oportunidade para trabalhar em casa,já pesquisei muita coisa na internet já fiquei muitas madrugadas querendo achar uma solução para a minha vida,eu tinha meu emprego uma vida financeira daquelas que não come em casa só em restaurante,mas hoje me sinto perdida me separei me casei de novo e tenho uma filha de 17 e um filho de 7 do meu segundo casamento que é especial,e não posso trabalhar fora pois eu não tenho como pagar para cuidar dele fiz as contas e se eu trabalhar fora vai ser para pagar alguém para tomar conta dele,já tentei tudo que possa imaginar vendas de lingerie,lavar roupas pra fora ,passar, faxina mas fico muito cansada pois tenho que levar ele para escola para a APAE faz tratamento tudo a pé ou de bicicleta e é cansativo gostaria de fazer algo em casa,na internet pode me dar alguma dica segura,pois ja quebrei muito a cara nestas propostas mentirosas que tem para ganhar dinheiro.desde já sou grata . desculpe foi um desabafo estava precisando falar com alguém,bjs

    • Samantha

      Ei Mônica,
      Olha, trabalhar em casa é mesmo um desafio. Você tem que procurar uma atividade que você goste muito e ter muita perseverança, porque as vezes o resultado financeiro não é de imediato. Tente listar coisas que você gosta de fazer, alguma dessas coisas dá para fazer de casa? Ou, quem sabe você gosta de uma área mas falta qualificação e você não consiga fazer um curso, por exemplo, maquiagem. Você pode gostar de maquiagem e fazer atendimento a domicílio. Lembrando que: por se tratar de perseverança você tem que fazer algo que você ame para ter força para seguir em frente.

  • Pingback: Como ser Produtivo? - marketando a cuca...()