Você tem um hobby ou um negócio?

por Juliana Garcia

Captura de Tela 2013-10-13 às 10.31.17

Hoje, o que você tem é um hobby ou um negócio? Qual é a diferença entre um e outro? Bem, num hobby você faz atividades que lhe agradam, não esperando nada além de satisfação pessoal como retorno. Já num negócio você tem em mente o ganho financeiro, afinal ele será a sua renda e sustento. Se na sua situação atual, você obtém algum lucro de vez em quando ou só cobre os seus custos ou nem isso… Então, seu trabalho ainda está mais próximo de um hobby… Mas eu tenho uma boa notícia: é possível ter um negócio unindo o lucro e o seu amor pelo que faz. Sorte a sua! Sorte a nossa!

Para que seu negócio seja sustentável ao longo do tempo, é preciso refletir sobre que rumos você realmente quer dar a ele. Esse é o ponto de partida para que você comece a desenhar a sua estrada, caso contrário seu empreendimento nunca vai crescer ou vai acabar seguindo para rumos que não são exatamente o que você sonhava. Ter uma meta já a torna menos distante, já lhe aproxima do que você almeja. Isso é que faz a diferença também para criar um negócio especial, com a sua marca pessoal. Sabe aqueles projetos com alma, que você sente que tem um jeito próprio, que tem conexão e autenticidade? Pois é, eles nascem dessa definição clara e de muita mão na massa, sempre!

Para apoiar você a fazer essa jornada, vou lhe encher de perguntas hoje. Topa? Pegue um caderninho e vá respondendo, uma a uma, dando tempo para refletir e encontrar suas respostas.

– Para que seu negócio se expanda, quantas horas você imagina que seria o ideal trabalhar por semana nele?

– Quantas horas você realmente tem dedicado?

– Quanto vai precisar investir para seus planos saírem do papel?

– Quanto você tem hoje para investir?

– Você tem todas as ferramentas necessárias para esse negócio ter sucesso?

– O que faz ESSE ser o negócio dos seus sonhos?

– Se você estivesse concorrendo a uma vaga de trabalho no seu próprio negócio, que qualidades e qualificações você tem que lhe fariam ser a pessoa ideal a ser contratada?

– Você tem algum ponto a melhorar? Como você pode trabalhar nisso?

– Quem pode lhe apoiar e dar suporte? Com quem você pode conversar e recorrer em momentos desafiantes?

– O que lhe motiva? O que realmente lhe faz seguir em frente?

– Se seu negócio não der certo, como você se sentiria?

– Como você se sentiria se nem tentasse?

Leia o que você escreveu e tente encontrar padrões, elementos em comum e reflita. Como você se sente? Quais são seus trunfos? O que precisa melhorar? E o mais importante: o que você vai fazer a respeito disso?

Conta pra mim!

RECEBA NOSSO MATERIAL GRATUITO POR EMAIL

* campos obrigatórios
“despertar"
About The Author

julianagarcia

Master coach, psicodramatista, especialista em desenvolvimento pessoal e profissional, realiza processo de coaching para empreendedorismo criativo. Apoia as pessoas a viverem fazendo aquilo que amam, através da descoberta de seus talentos e o desenho de um planejamento concreto de ações.

  • Cecília

    Nossa, estou apaixonada pelo blog, tantas coisas motivadoras e importantes pra ler…
    Gostei de todos os artigos q li…!! Parabens, vou continuar lendo seus artigos… bjs!

    • Olá, Cecília!
      Que bom que o artigo lhe gerou boas reflexões. Estou aqui em parceria com as meninas do Negócio de Mulher para apoiar exatamente nisso, para incentivar boas mudanças na vida das empreendedoras!
      Grande abraço!
      Juliana Garcia
      http://www.julianaggarcia.com.br