3 armadilhas do ego que travam sua criatividade

Armadilhas do ego que travam sua criatividade

Armadilhas do ego que travam sua criatividade

Armadilha 1: Bancar a vítima 

Perceba quando disser frases como “Se eles não ouvem minhas ideias, eu não falo mais nada” ou “não faz sentido me esforçar nesse projeto porque meus esforços não serão valorizados mesmo”. Isso pode parecer o oposto de um problema com o seu ego, mas isso significa que você põe a sua necessidade de reconhecimento a frente do trabalho e das pessoas que estão em sua volta.

Existe um limite meio embaçado entre confiar nas suas habilidades e e ter um ego inflado, mas o mindset  é totalmente diferente.  Enquanto o ego diz “Eu não posso errar”, a confiança diz “eu posso fazer isso dar certo”.

Armadilha 2: Pare de defender o seu território agressivamente

Quando apresentamos nossas ideias e nossos projetos, nos colocamos em uma posição de vulnerabilidade. Não tome a defensiva só porque você acha que aquele é o seu negócio e você que entende desse mercado. Abrir para ouvir feedbacks e percepções é entender de fato a necessidade ou melhoria que um cliente, parceiro, fornecedor ou outro tem e adequar o seu negócio. Já vimos antes que mudar o foco do seu negócio de o que você faz para o que o outro precisa, faz toda diferença. Se permita descobrir!

Armadilha 3: Se ofenda menos

Todo mundo conhece aquele cara que não importa como você fala ou o que você fala, ele vai tomar aquilo como um insulto ou aquele que sempre acha que você está questionando sua competência. Entender críticas (e nem sempre críticas) como uma ofensa pessoal pode nos impedir de enxergar melhorias substanciais.

Quando você põe sua percepção pessoal à frente do seu trabalho, você coloca em risco todos os seus esforços. Toda colaboração se torna desafiadora (e chata).

Não deixe seu ego impedir você de realizar um bom trabalho e de maneira leve. Seja confiante, mas flexível. Se permita mudar de ideia, experimentar, agregar experiência e percepção do outro. O desafio de criar pode ser muito mais intenso e o resultado pode ser surpreendente.

Adaptado de 99U

__________

Que tal aprender como transformar tudo que fervilha dentro de você em um trabalho seu e fazer seus sonhos acontecerem? Aproveite! A Oficina de Empreendedorismo Feminino está chegando no Rio em 14/12. Não perca! Saiba dos detalhes aqui. 

 

RECEBA NOSSO MATERIAL GRATUITO POR EMAIL

* campos obrigatórios
“despertar"
About The Author

Priscila Valentino

Comunicadora por formação, empreendedora por descoberta. Trabalha há 9 anos na comunicação digital. É movida pela paixão, por pesquisas e descobertas e mostra um pouco disso por aqui enquanto tenta inspirar outros a fazerem o mesmo. É co-fundadora do Negócio de Mulher.