Qual é o seu propósito?

por Karine Drumond

Você sabe o que é propósito? É um assunto recorrente por aqui e tema central da nossa Oficina Feminina de Empreendedorismo (Saiba mais). Eu confesso que aprendi na marra. Quando decidi reinventar os rumos da minha carreira, precisei passar pela pergunta “O que eu quero para a vida?” “Que marca pretendo deixar?” “Que valor eu gero com o meu trabalho?” e por fim “Qual é o meu propósito?”. Não são problemas fáceis de se resolver. Em um problema matemático, você tem uma fórmula, basta saber aplicá-la. Nestas questões, não há fórmula.

Quando não se sabe para onde ir, pode-se chegar em qualquer lugar.

O propósito é o seu norte, o que te motiva, o que é realmente importante para você e como você pode gerar valor para outras pessoas a partir do quem você é.

definindo propósito

Empreendedorismo é sobre servir aos outros. Como empreendedores bem sucedidos sabem, mesmo alguém cujo objetivo é acumular fortunas só pode ter sucesso com a venda de serviços ou produtos que ajudam às pessoas de alguma forma. E lembre-se as pessoas compram o que você acredita, se identificam com os seus valores, que por sua vez precisam ser compartilhados: na sua comunicação, propaganda, discurso, vendas, redes sociais e em todos as relações do seu negócio. Não comece seu negócio pelo O QUE você faz, mas sim pelo POR QUE do seu negócio (o seu propósito, a causa). Quer aprender mais sobre isso? Assista ao video abaixo do Simon Sinek, sobre sua famosa teoria do Golden Circle.

Então, como reconhecer ou moldar o seu propósito? Os 3 exercícios seguintes podem ajudá-la a responder esta questão crucial.

1. Identifique seus valores

Para investigar o que é realmente importante na sua vida, tente responder as perguntas abaixo (adaptado de Unstuck.com)

  • O que me motiva a levantar da cama todas as manhãs?
  • O que significa dizer que o dia foi excelente, para você? Quais fatores estavam presentes neste dia?
  • O que te deixa empolgada e acordada até mais tarde?
  • O que eu estou fazendo quando estou sendo o melhor de mim?
  • Por que eu amo fazer o trabalho que eu faço (ou gostaria de fazer)
  • Por que eu leio os livros que eu costumo comprar?
  • Quem são as pessoas que mais te inspiram? Por que?
  • Quando eu estou feliz?
  • Em que momentos da minha carreira eu fui mais feliz/realizada? Por que? O que eu estava fazendo?
  • Como você gostaria de ser lembrado?

A partir das respostas, procure circular ou destacar os valores mais importantes para você.

2. Como você ajuda os outros?

O primeiro passo é identificar o que motiva você, o que é importante para você. Agora o segundo passo é procurar entender como seus valores e suas atividades podem gerar valor para o outro (seus clientes). Assim você conseguirá modelar seu propósito, sua proposta de valor, que é a base das decisões da sua carreira e de seu negócio.

Atividades

Descreva três ou quatro atividades de que você mais gosta. (ex.: Escrever, Criar, etc)

Pessoas

Descreva pessoas ou grupos de pessoas com quem você gostaria de passar o tempo (possíveis clientes). (Ex.: Pessoas criativas, jovens dispostas a mudar, crianças, mães etc)

Ajuda

Como você vai ajudar outras pessoas? Use três ou quatro palavras de ação (verbos) para descrever como você vai ajudar outros com seus valores e atividades. (Ex.: Ajudar as pessoas a se destacarem no mercado, Ajudar a deixar o lar mais alegre, Inspirar jovens empreendedores, etc).

3. Declaração de Propósito

Use a frase a seguir como base para criar seu propósito. Substitua os espaços em branco pelas palavras do exercício anterior. Exemplo “Nós gostaríamos de ajudar e inspirar as mulheres criativas a viverem fazendo o que amam, fazendo cursos, oficinas e consultorias individuais”.

como descobrir seu propósito

 

Você pode brincar com as palavras, criando várias frases. Considere este um primeiro esboço do seu propósito, você vai querer amadurecer a ideia até chegar em uma mais completa, mas você entendeu a ideia.

Abaixo selecionamos alguns exemplos de propósitos (retirados dos slides da nossa oficina). Se quiser ver outros exemplo, dê uma espiada nesta matéria do site da Revista Exame.

Captura de Tela 2013-11-20 às 10.30.52

 

Captura de Tela 2013-11-20 às 10.30.45

 

Captura de Tela 2013-11-20 às 10.30.59

 

Sua vez…

Captura de Tela 2013-11-20 às 10.50.08

Me conta, o que achou do exercício? Conseguimos te ajudar a refletir sobre o assunto?

Aprenda mais

Participe do nosso curso online Empreenda Sua Paixão e descubra seu propósito, aprenda a criar um negócio apaixonante e diferenciado.

RECEBA NOSSO MATERIAL GRATUITO POR EMAIL

* campos obrigatórios
“despertar"
About The Author

Karine Drumond

Karine Drumond é co-fundadora da Negócio de Mulher. Atua ajudando outras empreendedoras a transformarem ideias criativas e habilidades em negócios diferenciados. Também acredita no empreendedorismo como ferramenta de transformação. Trabalha com Design e Negócios Digitais desde 2006 e compartilha seu conhecimento e ideias neste site.