6 Atitudes para fazer um ano novo mais feliz!

retrospectiva

Faltam poucos dias para o fim do ano. Os enfeites natalinos começam a chegar e eles vão dando o tom dessa época! Luzes, papéis de presentes e fitas por todo lado! O clima começa a tomar conta, reavivando momentos vividos nesse longo ano!

Nessa época, os projetos vão sendo finalizados, aumentam os encontros entre amigos e familiares, encerram-se trabalhos e planejamentos e, também é, tradicionalmente, a época em que são feitos os balanços do ano! As atitudes, as escolhas, momentos felizes e também os tristes são revividos e reavaliados, e é bem comum (e natural) que, ao olhar para tudo isso, diversos sentimentos venham à tona.

É necessário confessar que, ao olhar para o ano que passou não é só alegria o que se sente. Há também um pensamento insistente: e as coisas que não foram feitas? E os projetos que deram errado, o esforço em vão, as decepções?

O caráter dos sentimentos – se agradáveis ou não – vai depender da situação lembrada e também do significado dado hoje, ao que aconteceu semanas ou meses atrás.

Retrospectivas!

Você também se pega pensando sobre suas falhas e frustrações nesse ano? O que você faz com essas reflexões? Joga pra debaixo do tapete, finge que não sente e segue adiante? Se deprime, se esconde? Refaz esses mesmos projetos para o próximo ano, tomando as mesmas atitudes de antes?

As retrospectivas podem trazer em si um potencial de mudança inacreditável, já pensou nisso? Tiramos da gaveta nossa lista de resoluções do último réveillon e vamos checando uma a uma, torcendo para que ao final haja mais “ok” do que “para o próximo ano”. Comprar um carro, fazer um curso, mudar de emprego, encontrar um amor, entrar para a academia, fazer uma grande viagem, parar de fumar… Resolvemos realizar no ano que estava chegando aquilo que acreditávamos ser a nossa felicidade, concorda?

Assim, aqueles projetos e planos quase bem delimitados e definidos para o próximo ano, seriam a realização pessoal, o bem estar consigo mesmo e a conquista de momentos mais felizes?

Para aproveitar bem esse potencial, resolvemos criar uma lista com 6 atitudes que podem ser tomadas com relação ao que passou neste ano e como preparar o próximo ano para vivenciar momentos mais leves. Vamos lá!

1 – Abra os olhos

Para fazer uma boa retrospectiva é preciso olhar atentamente para tudo que aconteceu. O que fez você sorrir ou chorar, o que foi bom ou ruim, situações de sucesso ou fracasso, planejadamente ou não? Para visualizar bem os acontecimentos é interessante fazer uma lista, não importando a ordem dos itens! As redes sociais e sua agenda podem ajudar a lembrar dos eventos do seu ano! Não esconda nada – é comum tentar esconder (de nós mesmos!) as falhas e tristezas, numa tentativa de evitar sofrimento, ou ainda esconder os sucessos ao pensar que não se merece o que de bom foi alcançado. Ao abrir os olhos para seu ano ficará mais fácil a tarefa de avaliá-lo e tomar decisões para os próximos 12 meses.

2 – Seja gentil

Sabe quando você era criança e fazia uma coisa errada e sua avó vinha lhe chamar a atenção com o maior amor do mundo? Ela apontava seu erro com carinho e gentileza, sabendo que você fez como dava conta e que poderia aprender a fazer melhor. Essa é a atitude que você precisa ter para consigo mesmo após enxergar tudo que fez neste ano: olhar para isso de forma gentil. Assim seus fracassos não vão te desanimar se você tiver clareza que fez o que era possível no momento. Além disso, se hoje você enxerga de uma forma mais bacana, pode ser que você faça mais e melhor de uma próxima vez!

3 – Ouça seu coração

Experimente perguntar a si mesmo: o que eu quero, do fundo do meu coração, para o próximo ano? Tente deixar de lado por alguns instantes o que as outras pessoas dizem que você deve realizar – sua mãe, seu companheiro, seu chefe, a mídia, os amigos. O que te faz sorrir como uma criança? O que te faz cheio de vitalidade e vontade de seguir e enfrentar o que vier? Só de pensar, você sente seu coração bater mais forte? O que faz o seu coração vibrar?

4 – Desafie-se

Depois de olhar, gentilmente, para o passado e de ouvir seu coração, você possivelmente estará mais preparado para estabelecer objetivos para o próximo ano. Tente listar alguns (mas não muitos) que sejam significativos, no sentido de te aproximar do que você ama, e que sejam ao mesmo tempo simples e desafiadores. Pequenas tarefas simples de se fazer, que não ocupem muito tempo do seu dia, e ao mesmo tempo desafiadoras, porque vão além do que você tem feito habitualmente. Tente listar atividades que envolvam você e que mostrem como é simples e possível encontrar a felicidade em pequenos gestos. Aceita o desafio?

5 – Reconheça seus esforços

Não espere até ter alcançado os grandes objetivos para comemorar! Só é possível seguir em frente nas dificuldades quando se entende que o que se faz hoje nos aproxima um pouco mais do ponto aonde queremos chegar. É importante sim, concluir a maratona da vida! Mas, é fundamental dar os primeiros passos e esses são também uma conquista! E essas pequenas ações podem e devem ser reconhecidas e valorizadas por nós! Então, no decorrer do ano, lembre-se de fazer um afago em si mesmo a cada pequena conquista. Vale um presente, um pequeno prazer, palavras autodirigidas que expressem seu contentamento por ter realizado algo importante para si mesmo. Descubra, pouco a pouco, o efeito de um sorriso seu diante do espelho acompanhado de uma fala ou pensamento como “que bom que consegui!”.

6 – Agradeça

Talvez essa seja a dica mais simples e ao mesmo tempo mais difícil de realizar: agradeça por cada momento vivido, por cada situação com a qual você se depara, por cada passo ou cada tropeço. Tudo isso, seja agradável ou desagradável, é oportunidade para que você reveja quem é, o que quer da vida, o que já tem e o que tem feito para conseguir o que quer. Situações agradáveis fortalecem as metas e a nós também, e é importante a gratidão por elas! Por outro lado, o que é desagradável também desafia, balança as estruturas e, embora o sentimento nessas situações seja ruim, percebe-se depois de um tempo o quanto elas foram importantes para o crescimento. Assim, a gratidão por esses eventos compõe uma atitude de abertura e busca por esse crescimento. Reserve um momento do seu dia para agradecer pelo que te acontece, pelo que você obtém, pelas sensações vivenciadas, pelas oportunidades reveladas a você naquele dia. Observe o que você sente ao praticar a gratidão!

O que você achou dessas atitudes? Já havia tentado alguma delas? E o conjunto delas? Conte pra gente o que pensou e que outras estratégias você utiliza para lidar com o balanço do fim-de-ano e os planos para o próximo ano!

_

Andréa Viana, Maxleila Reis e Vívian Marchezini são psicoterapeutas, professoras, apaixonadas pela vida e pelo que fazem: facilitar a mudança e a construção da felicidade por meio do autoconhecimento, da reflexão e da ação. São também criadoras do projeto #experimentemudar

“despertar"


“coaching

Cadastre e receba gratuitamente nosso eBook "Quero Transformar Paixão em Negócio" e dicas para criar um negócio e vida que você ame:

About The Author

Negócio de Mulher

Negócio de Mulher nasceu de um sonho: inspirar e ajudar outras mulheres empreendedoras. Quem escreve por aqui são as sócias: Karine Drumond e Priscila Valentino com colaboração de outras mulheres que compartilham dos mesmos propósitos.

  • Maria Edileusa Rodrigues

    Gostei das orientações 6 atitudes p/ano + feliz.
    Pratico algumas das atitudes, mas confesso que embora seja feliz comigo, com minha profissão (professora área técnica), financeiramente não estou equilibrada, este é meu foco deste ano 2014.
    Me questiono por que não tenho uma situação econômica/financeira melhor? Tudo que investi na minha formação não me retornou em forma de valorização salarial, apenas sobrevivi e mal, pois tenho dívidas antigas.
    Penso que estudei mais do que o necessário ou pior será que não sei ganhar dinheiro?
    Mas enfim, sei que as respostas estão em mim e no movimento que farei para mudar essa atual situação.
    Ano novo são milhares de outras possibilidades!! Feliz 2014 possibilidades para todas nós!!! Edileusa

  • Pingback: Links da Semana {3} - gabrielabrasil.com.br()