7 Ideias para criar um negócio online

por Karine Drumond

 

Se você só consegue pensar em “ecommerce” ou blog, quando leu o título do artigo, você vai gostar de saber que existem muitas outras oportunidades de criar um pequeno (ou até grande) negócio na internet. A maior vantagem, são os baixos custos e a agilidade de começar. Ah! E claro, você pode trabalhar de casa, ou de qualquer lugar com acesso a internet, claro, se tudo der certo, :)

1. Criar um Infoproduto 

Um infoproduto é o nome dado a qualquer produto de informação. Você pode criar por exemplo, um curso online (com vídeo-aulas), apostilas digitais, ebooks, DVDs educativos, Guias. Se você já tem um blog, por exemplo, pode compilar os melhores posts em uma apostila, incrementar com exercícios e vender online. O Hotmart, por exemplo, é um site que te ajuda a montar e vender infoprodutos online, sem precisar entender de programação. Uma outra forma, é começar a vender os produtos criados por outras pessoas e ganhar uma comissão sobre as vendas que você fizer. Assim, você se torna um afiliado. É especialmente interessante se você já tem um blog com uma boa audiência e uma boa maneira de entender como funciona e “pegar o jeito da coisa”. Leia uma dica de como criar seu primeiro ebook para vender.

A maior vantagem é que você praticamente não tem custos, mas precisará investir tempo e dedicação, para criar um excelente conteúdo e também criar uma boa estratégia de vendas. Nós mesmas já criamos um ebook gratuito, e vamos lançar um novo ebook e um curso online, ainda no primeiro semestre de 2014. É uma área que temos investido bastante ultimamente ;)

2. Software online

Um software online também pode ser considerado um infoproduto, mas coloquei em destaque porque é um pouco diferente dos demais. O software é diferente de um blog ou um site de notícias, onde o foco é o conteúdo. Você pode criar um sistema que ajudem as pessoas a realizar alguma tarefa (software de gestão do tempo, por exemplo). Se você souber programar, melhor ainda, porque você precisa apenas do seu tempo. Se não souber, pode também contratar um programador experiente para te ajudar ou arrumar um sócio programador (melhor opção). Um exemplo, é o site Emotion.me, criado pela Bruna Bittencour que criou uma plataforma onde é possível criar um site personalizado para os noivos, encontrar fornecedores, criar lista de presentes, e planilha de orçamentos e planejamento.

3. Serviços

Se você já é uma prestadora de serviços, quem sabe você consegue pensar em uma forma de transformar essa sua habilidade em algo para ser oferecido online, um exemplo são aulas de idiomas realizadas por videoconferência (skype), consultorias online, criação de sites ou templates, suportes por email. Um exemplo, é o site Dress & Go, um serviço de aluguel de vestidos de festa online.

4. Ecommerce

Essa é a ideia mais simples mas também mais comum quando a gente pensa em negócios online, certo? Você cria um produto físico, abre uma lojinha e começa a vender. O maior problema do ecommerce é que muita gente acha que é só colocar a lojinha no ar e pronto, esperar as vendas e não é nada assim. É preciso dedicação em marketing, criar uma comunidade interessada em seus produtos e investir em um excelente relacionamento com o seus clientes, tudo isso para atrair a atenção e fidelizar os clientes. A forma mais fácil de criar uma loja online é alugando um serviço pronto (mensalidade) como por exemplo, o Elo7 que é especializado em artesanatos. Uma outra forma ainda mais simples, se você já possui um site, é instalando botões de pagamento, como os do PayPal, Pagseguro e outros.

5. Freelancer

Essa opção também é bem simples. Se você presta um serviço direto para o público, você pode anunciar seus serviços em seu site, divulgando assim seu trabalho para mais pessoas. Exemplos, não faltam. É uma das maneiras mais rápidas de conquistar uma maior autonomia no trabalho, principalmente se você tem uma boa rede de contatos. Nós aqui da Negócio de Mulher, começamos assim, oferecendo nossos serviços de design, em nosso site e construindo um relacionamento em nosso Facebook.

6. Consultorias e Coaching

Se você é uma expert em algum assunto, por exemplo, moda, estilo, carreira, tecnologia ou alguma habilidade específica, já pensou que poderia transformar este seu conhecimento em um negócio? Você pode dar consultorias por skype por exemplo, como faz a Juliana Garcia, que é Master Coach profissional e sabe explorar muito bem a internet. Além disso, você pode também transformar a sua consultoria em um curso online ou usando video conferências e atingir um público ainda maior.

7. Sites de Membros

Esta é uma boa ideia para quem já possui uma grande comunidade já criada, uma rede de pessoas que já se interessam por um assunto, por exemplo, empreendedorismo, linguas, gestão do tempo, artesanato etc. Um site de membro é um site onde você cria uma área onde somente membros que pagam uma comissão acessam um conteúdo exclusivo. Dentro deste site, você pode disponibilizar aulas, textos, videos, fóruns, chats e outras opções. A Marie Forleo é um exemplo de uma americana que ficou famosa ao criar um site de membro para ajudar empreendedores. Saiba mais sobre como criar um site de membros usando um plugin para WordPress.

Estes são alguns dos tipos mais comuns de empreendimentos digitais. Apesar dos custos baixos, não significam que sejam ideias simples, como qualquer negócio, exige muita dedicação, conhecimento, mas o mais importante é apostar em uma ideia que seja algo que você ame fazer, que você possa usar seus talentos e interesses mais naturais. Assim, você terá mais energia para aprender e ir atrás do sucesso. Comece criando algo que seja útil, que ajude realmente outras pesoas, que agregue valor, que encante, que faça a diferença e colha os frutos do seu trabalho! Online ou não, qualquer negócio exigirá de você determinação, paciência e muita paixão ;)

E você, já pensou em começar algum negócio online ou já possui algum? Me conta!

“despertar"


“coaching

Cadastre e receba gratuitamente nosso eBook "Quero Transformar Paixão em Negócio" e dicas para criar um negócio e vida que você ame:

About The Author

Karine Drumond

Karine Drumond é co-fundadora da Negócio de Mulher. Atua ajudando outras empreendedoras a transformarem ideias criativas e habilidades em negócios diferenciados. Também acredita no empreendedorismo como ferramenta de transformação. Trabalha com Design e Negócios Digitais desde 2006 e compartilha seu conhecimento e ideias neste site.

  • gosto muito da atitude de vocÊs e gostaria de saber se posso participar do blog À distância

    sou técnica em comunicação visual e estou no 4º semestre de gestão empresarial.também fiz cursos de desenho de moda e planejamento e controle de produção

    amo tudo relacionado à decoração, moda, design, tipografia, empreendedorismo e negócios!!

    quero manter contato por e-mail

    bjs

    • Ei Rafaela,

      Sim, claro você pode mandar suas sugestões de textos para nosso email contato @ negociodemulher.com.br com uma minibio. Nós avaliamos e agendamos a publicação.

      Obrigada e seja bem vinda!

  • Interessantíssima a matéria Karine!!! Parabéns!!! Cai aqui no site por indicação da Juliana Garcia (conheço ela no Face) e achei muito válida as dicas que vc deu. Eu trabalhava no Citibank fazendo o que eu não tinha prazer em fazer, fazendo apenas pelo dinheiro. Até que a vida cobrou e abri mão de tudo, joguei pro alto todo o investimento na carreira executiva para trabalhar com esportes/atividade física, que é o que amo fazer. Foi então que me formei como Coach, montei a Atlete-se e desde então venho ajudando as pessoas a incluir a atividade física em suas rotinas. E isso tem me dado muito prazer, pois ao final do processo vejo as pessoas se cuidando mais, tendo uma saúde melhor, mais disposição etc.
    Parabéns pelo site. Vi que ele é voltado ao universo feminino, já aproveitei pra indicar pra minha esposa que tbm é empreendedora e tá amando o site.

    • Que bacana Danilo!
      Muito bacana seu projeto e acho que ele tem um enorme potencial para produtos de informação, ebook, sites de membros além do seu trabalho de coaching presencial.

      Não sei se você conhece mas um caso que ficou bastante famoso é o do Emagracer de Vez http://livro.emagrecerdevez.com/emagrecer-de-vez-o-livro/

      Obrigada e volte sempre!

  • Olá Karine,

    Eu tenho dois blogs e um ecommerce, realmente a criação é fácil, mas não adianta ficar sentado apenas achando que seu negócio irá rentabilizar sozinho. De qualquer forma é uma área encantadora!
    1) Nossos Peludos – ecommerce que vende ração para alimentar animais abandonados: http://www.nossospeludos.com.br;
    2) Blog Cachorros da Minha Vida – onde falo das minhas experiências com os animais: http://www.cachorrosdaminhavida.blogspot.com;
    3) Blog Vida de Empreendedora – espaço para dividir as informações, alegrias e tristezas do meu dia a dia: http://www.vidadeempreendedora.blogspot.com;

    Parabéns pelo texto, muito bom!

    Beijos =)

  • Pingback: 20 Perguntas para reavaliar seu negócio + lista dos nosso 10 melhores artigos. —()

  • Crispiniano Vital

    Gostei das idéias fazer um infoproduto é de longe a mais lucrativa mas o melhor mesmo é começar como afiliado para aprender um pouco mais sobre Marketing Digital a algum tempo escrevi um artigo nos mesmos moldes s e quiser da uma olhada, segue o link abaixo

    http://comocriarseunegocioonline.com/negocios-online-para-ganhar-dinheiro/

    Abraços