Como descobrir suas paixões e habilidades?

como descobrir minhas paixões e habilidades

Parece simples. Você tem uma paixão ou hobby e deseja transformá-la em negócio, viver disso, ser sua própria chefe.

Mas e quando a gente nem tem certeza ou desconhece nossas paixões e motivações? Mais comum do que parece, muitas vezes não as conhecemos. Fomos criados e treinados, muitas vezes para fazer o que “estudamos fazer”, ou o que os pais acham que devemos fazer, ou até mesmo o que a gente supõem que devêssemos fazer.

Na lida do dia a dia muitas vezes precisamos sublimar as atividades que nos dão prazer em função de outras que teoricamente trazem mais resultados. Quantas vezes ouvimos que a “atividade X não dá dinheiro”, ou que “esse caminho é menos estável”. Aliás, aproveito para perguntar – O que é estabilidade mesmo? Esta resposta tem um sentido único para cada uma de nós.

Nossas escolhas são moldadas, muitas vezes, por padrões criados por terceiros e por comodidade ou por insegurança, facilmente os replicamos, caindo em uma rota que não representa nossos valores e nos sentimos insatisfeitos, não realizados. E é aí que o sinal vermelho aparece na forma de estresse e infelicidade.

Há uma frase do Dick Bolles, autor de “What Color is Your Parachute?”, que diz o seguinte:

Empregos dos sonhos são mais frequentemente criados do que encontrados, sendo assim são raramente atingidos através de buscas convencionais. Sua criação exige um grande auto-conhecimento. – Dick Bolles

E ela resume bem o que quero dizer. Não há como criar o emprego ou negócios do sonhos, se você não saber QUEM é VOCÊ, quais são seus interesses e sua personalidade predominante.

O autor ainda que diz que a maioria das pessoas que falham ao procurar seu emprego/negócios dos sonhos não é por falta de informação sobre o mercado, mas por falta de informação sobre eles mesmos. E mais: quando você está satisfeito pessoalmente e reflete profundamente sobre quem é você, você terá mais capacidade de ajudar aos outros.

Mas então, como descobrir suas paixões, aquilo que te motiva de verdade?

A questão parece simples e fácil de responder mas a experiência nos mostra que não é não. Descobrir suas motivações leva tempo e nem de longe quero dizer que paixão é somente o que conta. Trabalho duro, valor, competência, habilidades e personalidade também fazem parte do quebra-cabeça da realização pessoal.

Acredito que o importante não é descobrir uma única paixão, mas descobrir seus mais diversos interesses, abrindo o seu leque de opções. Se vendo como uma pessoa capaz de fazer bem e com alegria diversas coisas é que você acaba se descobrindo muito boa em uma combinação única e se apaixonando pelo que faz. O autoconhecimento e a exploração de suas mais diversas facetas, portanto, é fundamental.

Foi a partir desta ideia, que decidimos criar um ebook para explorar este tema. O ebook  ajudar você a descobrir suas paixões e habilidades e criar um emprego ou negócio dos seus sonhos. Seria impossível esgotar o tema em um único livro, mesmo porque ele é muito mais complexo e profundo, do que este livro pretende ser. Motivada em ajudar na sua jornada de descobertas, fui em busca de exercícios, reflexões e técnicas que pudessem ajudar a investigar os interesses, que guiassem por uma jornada de auto conhecimento, capaz de orientar a encontrar as suas próprias respostas.

Os exercícios que você irá conhecer no ebook que estamos criando, foram garimpados de áreas diversas como coaching, carreira, psicologia, marketing e negócios. E que tal começarmos um aquecimento, antes do lançamento oficial?

Responda as 5 perguntinhas abaixo:

1. Se pergunte – Se eu só pudesse fazer uma coisa pro resto da minha vida, o que seria?

2. Leitura – Qual sua revista favorita ou o seu programa de TV favorito? Normalmente sua paixão é encontrada nas suas atividades de lazer.

3. Por favor, cale a boca! – Qual o assunto que você não consegue parar de falar sobre?

4. Quem você admira? – Veja as pessoas que você mais admira. Para elas alcançarem o sucesso, que fator as levou até lá? Esse fator é a sua paixão.

5. Faça uma mistura – Se você pudesse combinar todos seus talentos em alguma coisa extremamente única, o que seria?

Encare este pequeno exercício como um pré-teste.  Agora avalie e responda: Como foi responder as perguntas? Você achou fácil? Qual pergunta foi mais difícil?

ps.: O ebook completo com 10 Exercícios para ajudá-la a encontrar suas paixões e habilidades será lançado no final de Janeiro de 2014. Assine nossa newsletter para receber a notícia em primeira mão ;)

“despertar"


“coaching

Cadastre e receba gratuitamente nosso eBook "Quero Transformar Paixão em Negócio" e dicas para criar um negócio e vida que você ame:

About The Author

Karine Drumond

Karine Drumond é co-fundadora da Negócio de Mulher. Atua ajudando outras empreendedoras a transformarem ideias criativas e habilidades em negócios diferenciados. Também acredita no empreendedorismo como ferramenta de transformação. Trabalha com Design e Negócios Digitais desde 2006 e compartilha seu conhecimento e ideias neste site.

  • Soraya

    Quando será o lançamento?

  • ketty dias

    Foi tranquilo. Já venho trabalhando o quesito do auto conhecimento em minha caminhada. Entretanto a quinta questão me pareceu um pouco complexa pra responder em pouco tempo. Por isso vou pensar mais nela.

    Gratidão.

  • Fernanda

    Boa noite, Tive mais dificuldade em responder a quarta questão, pois as pessoas que admiro – para obter sucesso – tiveram autoconhecimento, determinação, segurança e bom relacionamento social. Como isto seria minha paixão? Obs: adoraria ser melhor nesses 04 quesitos.

    Ótimo post. Obrigada.

  • Pingback: 10 Sinais de que você está trabalhando no que importa -()