Mini guia para criar a sua marca e fazer ela crescer

Você faz algo legal, um produto ou um serviço interessante, mas para começar levar isso a sério, junto com um bom planejamento é necessário criar a sua marca. A pergunta é:  Como criar uma marca e como fazer essa marca crescer?Então hoje vamos falar desse mundo do branding, que para alguns é algo desconhecido e para outros apaixonante.

Mas o que é uma marca mesmo? 

Segundo o dicionário ou a wikipédia: Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.Já sabemos a definição de marca, agora vamos pensar no processo da criação e como você pode trabalhar com isso.

Uma marca é nossa carta de apresentação ao mundo, por onde as pessoas vão  encontrar a sua empresa, o seu produto ou serviço. Por isso escolher um nome é bem importante! Para escolher o nome da sua marca vamos pensar em alguns fatores: Quais são as suas habilidades e pontos fortes? Liste as suas e as do seu projeto. Sabe por que? Porque no fundo, uma imagem de marca de uma pequena empresa não deixa de ser um reflexo da nossa própria personalidade. O nome, as cores, a tipografia representa o que somos e o que queremos.

Quais é o estilo, mercado e setor?  Super importante é ter bem claro e escrito e sempre à vista para quem vamos orientar nosso negócio, o que queremos oferecer para essas pessoas e qual fatia do mercado podemos conseguir. Isso vai te ajudar que você enfoque seu esforço em conseguir uma marca que atraia o público correto.

Quanto a escolha da cor é importante pensar no conceito que você quer passar, por exemplo, eu adoro a cor rosa, rosa pink, rosa claro, mas para a Happy Things a cor coral passa a idéia de estimulo, juventudade, otimismo e conquista e tudo isso vai de encontro com a filosofia da Happy.Depois de conseguir escolher o nome da marca, fazer uma imagem adequada e que esteja em hormônia com o seu produto ou serviço chegou a hora de conhecer o mundo!Isso não é trabalho de um ou dois dias, nem meses, é algo constante, e para chegar a ser referência no seu setor é necessário muito trabalho, algum investimento e muita comunicação. Aqui, como estamos falando de nós, pessoas e marcas que geralmente começamos com pouco ou nada, o importante é usar a cabeça, e ter muita criatividade e horas pensando em idéias fora do comum para ir ganhando o seu espaço.

E como começamos? Hoje em dia temos muitos meios gratuitos para começar divulgar a nossa marca ao nosso alcance. As redes sociais, facebook, twitter, blog, linkedin, web, pinterest, instagram e muitas outras. Sozinhas elas não fazem nada, não ache que criando a sua fanpage no face no minuto seguinte estará vendendo. É necessário atualização constante, um programa de posts, idéias originais. Pensa que você tem que ter uma comunicação ativa com o seus seguidores.

E como faço isso? Fazendo com que eles sejam parte da vida da sua marca, esteja perto dessa galera, respondendo comentários, publicando coisas que eles pedem, assim você vai formando um público potencial. Quando as pessoas começam a compartilhar os seus posts, comentar o que você publica, no final isso vira uma comunidade e a distância virtual acaba ficando pequena, tanto que, parece que vocês estarão sempre pertinho.

Lembre-se: compartillhe, escute, observe e atue.

Outro ponto importante é mostrar para esse público que a sua marca é especializada em algo. Por exemplo, aqui no Negócio de Mulher elas são especializadas em ajudar a gente em transformar nossa paixão em Negócio. Na Happy Things, a especialidade é o design para eventos criativos, através da positividade, a energia boa e risadas transformamos tudo em produtos para fazer você sorrir. O sucesso existe, mas para alcançar é preciso:  perder o medo, trabalhar duro, ser você e decolar! Preparei um miniguia para você seguir com o passo a passo e um espaço para escrever as suas anotações.

 

criar a sua marca

 

E para ajudar ainda mais, preparei um template claro e objetivo para você anotar tudo o que conversamos aqui nesse post. Faça o download clicando no botão abaixo:

Captura de Tela 2014-02-21 às 10.50.29

 

RECEBA NOSSO MATERIAL GRATUITO POR EMAIL

* campos obrigatórios
“despertar"
About The Author

Thayza Melo

Analista de Negócios e Designer por formação, empreendedora por inspiração. Gosta de aprender tudo o que pode, sempre esta atrás de algo novo. Viveu na Espanha por 5 anos e lá fundou a empresa Santa Mistura . Voltando para o Brasil, descobriu outra forma de aproximar o designer das pessoas e fundou a Happy Things , empresa criativa e feliz, que transforma a papelaria em algo mais bonito e divertido.

  • Gisele

    Parabéns pelo site! Ótima iniciativa! Adorei as dicas bjos!!!