Devemos acabar com essa ideia de que existe uma profissão perfeita a nossa espera

O artigo de hoje é uma colaboração das fundadoras do Sala de Ideias.

Captura de Tela 2014-05-15 às 10.49.30

Somos psicólogas e apaixonadas pela nossa profissão. Temos diferentes especializações, porém um interesse em comum: expandir nosso conhecimento e vivência do consultório para além do mundo terapêutico.

Percebemos que assuntos que para gente eram rotineiros, despertavam o interesse dos leigos. E assim nos organizamos para formar a nossa Sala. Nossa ideia é dividir nela um pouco do que pensamos (baseado em teorias e técnicas que aprendemos), e ouvir a opinião dos leitores.

Como profissionais da saúde, acreditamos que o principal elemento para conseguir estar pleno e realizado em seu trabalho é se conhecer e saber o que você realmente quer. Refletir sobre o que te traz satisfação, o que faz com que você se sinta realizado no final do dia. Estamos acostumados a seguir sempre no automático, e por mais que pareça uma simples questão a se responder, muita gente não sabe o quais atividades lhe dão prazer ou o porque.

Seu trabalho deve estar alinhado com sua personalidade e com seus valores. Com o que você imagina na sua rotina, como quer estar vestido durante a maior parte do seu dia, que tipo de locais gostaria de estar frequentando, com que tipo de pessoas e de ambiente gostaria de estar todos os dias. Devemos encontrar um trabalho que nos permita expressar quem somos e quem queremos ser.

Muitas pessoas se identificaram tanto com suas profissões, que fazem dela sua identidade. Mudar de carreira, os deixariam sem nada, afinal, até seus programas de final de semana são com pessoas da mesma profissão/ trabalho. Talvez por isso, seja tão difícil mudar.

Uma atitude muito importante que  devemos ter é acabar com a ideia que existe uma profissão perfeita a nossa espera. Nós somos formados por múltiplos “eus”. Por isso, em cada momento de nossas vidas estaremos de um jeito, seremos “um” . Existem por ai, inúmeras carreiras que podem atender os diferentes lados de nossa personalidade. O importante é se sentir realizado na maiorias dos dias. Mas não se culpe se um dia ou outro você quiser jogar tudo para o alto. Isso acontece. Ou se você tomou uma decisão mais jovem e hoje, depois de 5 anos de faculdade, quer desistir. Reconhecer que nossas escolhas podem ter sido feitas quando éramos pessoas muito diferentes do que somos hoje pode ajudar.

O Sala de Ideias foi criado por psicólogas com a missão de levar os assuntos da psicologia mais próximo do nosso dia a dia.

RECEBA NOSSO MATERIAL GRATUITO POR EMAIL

* campos obrigatórios
“despertar"
About The Author

Negócio de Mulher

Negócio de Mulher nasceu de um sonho: inspirar e ajudar outras mulheres empreendedoras. Quem escreve por aqui são as sócias: Karine Drumond e Priscila Valentino com colaboração de outras mulheres que compartilham dos mesmos propósitos.