Empreendorismo e planejamento financeiro, a dupla que vai ajudar a manter o seu negócio!

O empreendedorismo feminino nunca esteve tão em alta no Brasil. Além de já termos provado ao mundo que somos mulheres independentes, agora mostramos o quão criativas podemos ser. Para começar o próprio negócio basta ter força de vontade e atitude (lembra do nosso Ebook com 21 Dicas para essenciais para empreendedoras), mas para mantê-lo com saúde financeira em dia, é indispensável o planejamento. Planejar significa traçar um plano, se programar. E o planejamento financeiro é basicamente isso: estabelecer e seguir uma estratégia, visando sempre atingir os objetivos propostos. Toda empresa para progredir a longo prazo, precisa ter metas traçadas.

Uma das soluções para empreender sem se afundar em dívidas e ter uma vida fananceira saudável é elaborar uma planilha para o controle de gastos. Embora isso pareça óbvio, é super comum deixarmos o acompanhamento das contas de lado. E isso é grave!

O site Bank Fácil aponta que a falta de noção do que se ganha e se gasta mensalmente é a principal causa do sufoco que enfrentamos para chegar ao final do mês com um saldo positivo em conta. No entanto, com planejamento o endividamento pode ser prevenido.

Podemos  assim nos preparar para os meses que estão por vir pois passamos a consumir de forma consciente, certos de quanto é possível gastar ou investir, isso evita sustos e até mesmo desgastes emocionais. E mais, nos ajuda a realizar sonhos, uma vez que temos plena consciência do quanto poderemos investir por mês neste nosso desejo. Se você é o tipo de mulher que tem aversão a cálculos, a nossa dica é procurar um contador para lhe ajudar a controlar esta planilha.

De maneira resumida:

  • Anote quais são seus investimentos, detalhadamente, defina todos os bens a serem comprados para a abertura da empresa ou para o seu funcionamento. Faça um quadro e liste as máquinas, os equipamentos, os móveis, os utensílios, as ferramentas e os veículos.
  • Anote também quais são seus gastos fixos, como impostos e folhas de pagamento. Esteja sempre ligada no contador, para saber os benefícios que o governo concede aos empresários;
  • Faça uma análise do Ponto de equilíbrio, ou seja, o quanto a empresa precisa faturar para pagar os seus custos;
  • Fique de olhos na lucratividade, qual é o lucro líquido em relação às vendas?
  • Tenha noção da rentabilidade do seu negócio medindo, por exemplo, qual o retorno do capital investido pelos sócios;
  • Faça uma previsão de retorno do investimento, qual vai ser o tempo necessário para que o investidor recupere o que investiu?

Planejamento e controle dos gatos é a certeza que você vai conquistar o mundo dos negócios e ser uma “business woman” de sucesso.

 

“despertar"


“coaching

Cadastre e receba gratuitamente nosso eBook "Quero Transformar Paixão em Negócio" e dicas para criar um negócio e vida que você ame:

About The Author

Negócio de Mulher

Negócio de Mulher nasceu de um sonho: inspirar e ajudar outras mulheres empreendedoras. Quem escreve por aqui são as sócias: Karine Drumond e Priscila Valentino com colaboração de outras mulheres que compartilham dos mesmos propósitos.