Você conhece o Business Model Canvas?

Outro dia conversando com uma amiga empreendedora sobre o plano de marketing da sua nove empresa tive um insight! Ela, expert em marketing, estava focando no que ela domina porém faltava uma coisa a mais. Elaborar o plano de marketing da empresa não seria suficiente sem a definição da própria empresa!

Pensando nisso comecei a pesquisar sobre como dar corpo a sua idéia de negócio para depois focar em estratégias de ação. Pesquisando cheguei ao conceito de Business Model Canvas.

O Business Model Canvas (BMC) ou Painel de Modelo de Negócio é uma ferramenta idealizada por Alex Osterwalder. Ideal para startups e pequenas empresas, o BMC permite de forma visual construir, descrever, discutir, melhorar e inovar o modelo do seu negócio.

O painel é dividido em nove blocos de aspectos essenciais para o seu negócio. São eles: Segmentos de Clientes, Proposta de Valor, Canais de Distribuição, Relacionamento com o Cliente, Fluxo de Receitas, Recursos-Chave, Atividades-Chave, Parceiros Chave e Estrutura de Custos.

O preenchimento do painel é bem simples. Há até uma versão disponível para Ipad. Por ser uma ferramenta visual, o BMC permite uma visão geral do negócio por todos os envolvidos e ajuda a montar a estrutura da empresa de forma rápida e prática. Quem nunca congelou ao pensar em ter que escrever um plano de negócios?

Captura de Tela 2014-04-28 às 15.13.28

Foto: Linsey Mcintosh Blog

Posso falar que a minha amiga adorou! A idéia do negócio ficou muito mais clara e visível a todos. Os objetivos foram estabelecidos de forma a atender todos os nove blocos e a partir daí as estratégias de ação foram desenhadas.

O BMC já foi traduzido para diversas línguas. Segue o exemplo em português.

Captura de Tela 2014-04-28 às 15.14.12

Espero que ajude vocês assim como me ajudou!

Por Jessica Lopes

Foto Jessica Lopes Formada em Administração, tem experiência com projetos, estratégia e novos negócios. É  apaixonada por inovação, economia criativa e empreendedorismo. Acredita que novas idéias  podem solucionar problemas antigos e que mulheres são a chave do futuro.

 

 

 

_
Quer aprender mais? O Business Modelo é uma das ferramentas que usamos no nosso curso Empreenda Sua Paixão, para ajudar empreendedoras modernas a transformarem habilidades e paixões em negócios. Se ainda não se cadastrou, cadastre para participar da próxima turma.

“despertar"


“coaching

Cadastre e receba gratuitamente nosso eBook "Quero Transformar Paixão em Negócio" e dicas para criar um negócio e vida que você ame:

About The Author

Negócio de Mulher

Negócio de Mulher nasceu de um sonho: inspirar e ajudar outras mulheres empreendedoras. Quem escreve por aqui são as sócias: Karine Drumond e Priscila Valentino com colaboração de outras mulheres que compartilham dos mesmos propósitos.

  • Anitta

    Você é linda.