Momento zero da verdade: a sua empresa está preparada?

Captura de Tela 2014-05-15 às 11.55.14

A internet, computadores, laptops, smartphones e tantos outros dispositivos capazes de nos manter conectados de qualquer lugar, foram protagonistas de imensas transformações, inclusive no modo como consumimos.

Publicitários e profissionais de marketing até então conheciam e trabalhavam com dois momentos: o primeiro momento da verdade (quando o consumidor está na loja e decide comprar um produto de uma marca e não da outra) e o segundo momento da verdade (quando o consumidor já possui o produto e fica satisfeito ou não).

Recentemente foi sendo descoberto que havia mais do que apenas estes dois momentos. A possibilidade de ter qualquer informação na palma da sua mão através do seu smartphone fez com que o modo como o consumidor decide por um produto mudasse. Foi o surgimento do momento zero da verdade (ZMOT – sigla em inglês). A questão é: sua empresa está preparada para ele?

O ZMOT é quando o consumidor busca todos os tipos de informação disponível sobre um produto ou serviço que está pensando em ter. Tenho certeza de que a maioria das pessoas ao menos saberão do que estou falando.

Segundo pesquisa do Google, entre 2010 e 2011 o número de sites que consumidores acessavam antes de comprar dobrou. Segundo a mesma pesquisa, 54% dos consumidores entrevistados em 2011 compraram através de sites de comparação de preços, 70% dos americanos dizem ler análises de produtos na internet antes de realizar a compra e 83% das mães buscam os produtos na internet depois de ver a propaganda na TV.

Tão importante quanto oferecer um ótimo produto ou serviço e uma ótima experiência de compra, as empresas agora precisam estar atentas às informações e a sua imagem no mercado. Posts nas redes sociais, vídeos, fotos e comentários influenciam cada vez mais na hora da compra pelo consumidor e podem também ser fiéis fontes de feedback e pesquisa de mercado para melhorar o desempenho.

Enquanto você lê este texto outras pessoas podem estar procurando o seu produto ou serviço ou podem estar falando dele. O ZMOT é o novo boca a boca. É sua escolha fazer parte deste movimento ou não.

Buscapé – Dá um Busca


Fonte: ZMOT conquistando o momento zero da verdade – Google

 

Por Jessica Lopes

Foto Jessica Lopes Formada em Administração, tem experiência com projetos, estratégia e novos negócios. É  apaixonada por inovação, economia criativa e empreendedorismo. Acredita que novas idéias  podem solucionar problemas antigos e que mulheres são a chave do futuro. Escreve no Oficina Inovadora

 

 

 

RECEBA NOSSO MATERIAL GRATUITO POR EMAIL

* campos obrigatórios
“despertar"
About The Author

Negócio de Mulher

Negócio de Mulher nasceu de um sonho: inspirar e ajudar outras mulheres empreendedoras. Quem escreve por aqui são as sócias: Karine Drumond e Priscila Valentino com colaboração de outras mulheres que compartilham dos mesmos propósitos.