Blog Love: Por que ter um blog?

O artigo de hoje é da Ana Paula, que escreve pra gente sobre blogs, marketing digital e o universo criativo da internet.

Captura de Tela 2014-07-21 às 10.34.11

Como eu vim parar aqui?

Pensei em várias formas de iniciar esse texto. Como e o que escrever para um espaço tão único como o Negócio de Mulher, que me encheu de criatividade, inspiração e coragem? Responsabilidade gigante! A única coisa que faz sentido é começar pelo começo. Então: Oi, gente!

Eu sou a Ana, empreendedora criativa e criadora do Rockndazs Digital . Participei da primeira turma do Empreenda Sua Paixão (que está com inscrições abertas aqui) e vim aqui falar sobre um dos meus temas preferidos: blogs! Dentre as várias coisas incríveis que aprendi e resgatei ao longo do curso, uma delas foi procurar oportunidades e parcerias. Propus às meninas começar a série Blog Love e aqui estamos.

Ainda vale a pena ter um blog? Por quê? Como eu começo? Sobre o que eu falo? O que isso tem a ver com o meu negócio? Ao longo dos próximos artigos, vamos conversar sobre os caminhos para responder essas e tantas outras perguntas. Tudo com a intenção de auxiliar as empreendedoras criativas a comunicar a alma que existe em cada negócio. Vem com a gente?

E aí?

Captura de Tela 2014-07-21 às 10.35.03

 

Blog é aquele lugar que pode ser tudo o que você quiser que ele seja: um diário, um portfólio, um espaço para discussões, um espaço para expressar seus dotes culinários, um espaço de inspiração.

E também pode ser o espaço em que você comunica a sua marca. Fala sobre o tempo e o carinho que você dedica a ela, sobre o que ela representa no seu mundo, sobre o que você gostaria que seus clientes percebessem sobre ela. E, tenha certeza, alguém lá fora está interessado no seu jeito único de fazer as coisas e expressá-las.

Ter um blog é uma vantagem, pois é uma das melhores formas de mostrar ao seu público em potencial aquilo que faz o seu negócio ser o que é. No conteúdo dos seus artigos que você mostra as entrelinhas do seu negócio estabelecendo a conexão entre a empreendedora que você é e o público.

E se esse motivo ainda não é suficiente para você que, além de mulher de negócios mega criativa, é mãe, esposa, dona de casa, amiga, filha, irmã e não está muito convencida de que ter um blog é importante. Vou te contar algumas outras razões pelas quais blogar vai te ajudar no seu negócio.

1. Blogar melhora o SEO (search engine optimization) do seu site, posicionando-o melhor nos resultados de uma busca (como no Google, por exemplo).

2. Você pode escrever de qualquer lugar. Imagine: Você está lá esperando pelo seu médico e ele avisou que vai atrasar. Você tem caneta e papel por perto ou um tablet dentro da bolsa. Pegue-os e escreva. Pense no seu negócio e escreva. Coloque as ideias no papel e escreva. A qualquer hora e em qualquer lugar.

3. Diferente das propagandas e dos anúncios, produzir conteúdo é uma forma mais leve de se relacionar com o seu público e engajá-lo.

4. Quando você escreve frequentemente e com propriedade sobre um tema as pessoas te veem como um expert sobre ele.

5. E blogar te ajuda a aprender mais sobre aquilo que você já ama. Escrever vai te ajudar a pesquisar e entender o mercado no qual você está inserida. Buscar novas ferramentas e tecnologias. Pesquisar o que há de mais novo dentro da sua área. Buscará ser mais criativa quando você achar que não tem mais temas para abordar.

6. Ter um blog é ótimo para networking. Você se comunica com o seu público, com outros profissionais da mesma área, com profissionais de outras áreas. Um leque de oportunidades se abre.

7. No começo pode parecer trabalhoso, mas eu te garanto, é divertido! E aí? Convencida? Pronta para começar? Na próxima semana você aprenderá como a sua história e fazer aquilo que você ama podem te ajudar a iniciar o teu blog.

Captura de Tela 2014-07-21 às 10.55.06

Ana Paula
Social Media. Conteúdo. Criatividade. Livros. Amor. Mudança. Leio tudo o que posso e menos do que gostaria. Pollyana por opção.

 

ps.: por falar nisso, já está sabendo do nosso curso online de criação de site em WordPress? Espia aqui. Você não tem mais desculpas para ter um site lindão e profissional :)

RECEBA NOSSO MATERIAL GRATUITO POR EMAIL

* campos obrigatórios
“despertar"
About The Author

Negócio de Mulher

Negócio de Mulher nasceu de um sonho: inspirar e ajudar outras mulheres empreendedoras. Quem escreve por aqui são as sócias: Karine Drumond e Priscila Valentino com colaboração de outras mulheres que compartilham dos mesmos propósitos.

  • Maravilhoso Ana Paula!
    E adorei a ideia da série, concordo muito com a ideia de blog como diário. Não quero que o meu seja apenas uma galeria do que fiz, acho tão clínico/ seco e nada a ver com minha proposta.
    Continua!

  • Adorei, ou melhor AMEI teu artigo!!!! Saber que vai ter uma série com dicas é muito bacana, vou sempre dar uma espiadinha pra me inspirar e continuar com o blog. Acredito que ele é um meio excelente de relacionamento e onde podemos escrever com a alma! Bem como falou. Beeijos e sucesso!!!

  • Viviane Branco

    Adorei!
    Acabei de encontrar a resposta que estava procurando!
    Beijão

    • Vivi, amiga e sempre incentivadora! Obrigada <3 O site que te encaminhei para fazer o blog é das gurias daqui! O conteúdo dos posts mais o curso vão te ajudar um montão!
      \o/

  • Ahhhh adorei esse artigo!
    Gosto daqui, das dicas e me inspiro sempre. “te ler” me deu mais certeza de que estou no caminho certo!
    Beijokas!!

    Dani

    • Oi, Dani! Que alegria te ler também! Dá um incentivo! Volta sempre <3

  • Pingback: Blog Love: Como começar um blog? ‹Negócio de Mulher()

  • Ana, lembra que te pedi um orçamento ?
    Pois é… Grana curta no momento…. Enfim ! Fiz o curso online das meninas e amei ! Eu tenho TDAH e vc não tem noção do quão ansiosa e empolgada sou. Nossa ! Cada conquista, é um degrau a mais de felicidade p mim. Amo ultrapassar pelos obstáculos !
    Obrigada todas vcs.
    Beijos.

  • Alguns erros acima é culpa do corretor.
    Aff !

  • Pingback: Blog Love: Como começar um blog?()

  • Pingback: Blog Love: Leitor Ideal()

  • Pingback: Blog Love: Por que ter um blog?()

  • Pingback: Blog Love: Leitor Ideal()

  • Gostei muito dessas suas dicas, estou a começar agora com blog e suas dicas serão muito valiosas de certeza. Obrigada