Blog Love: Como começar um blog?

O artigo de hoje é da Ana Paula, que escreve pra gente sobre blogs, marketing digital e o universo criativo da internet.

No primeiro post da série Blog Love falei sobre os motivos para ter um blog. Nele, tentei mostrar que escrever sobre o que se ama é importante. Mais que isso, é necessário. Se depois da leitura você decidiu criar o seu espaço na web, agora é hora de partir para a ação!como começar um blog love

 

Essa é a parte mais técnica, e nem por isso difícil, de iniciar um site. É preciso registrar o endereço, pensar na hospedagem, escolher a plataforma, o design, a estrutura, os plugins. Deu medo? Fica calma! As meninas do Negócio de Mulher resolveram nos ajudar nessa empreitada e lançaram o Curso de WordPress Para Leigos. Não precisa saber coisa alguma de programação, basta um pouco de dedicação e, com elas, rapidinho essa parte terá terminado.

Blog pronto e lindão? O próximo passo é entender quem faz o blog: você!

Sabe qual a primeira página que eu visito em um site? Aquela que diz quem teve aquela ideia, a about page. Em inglês, a palavra about significa sobre. E é exatamente isso que essa página é: um espaço que apresenta você ou o seu negócio.

Ela é a alma do blog. A essência do site em palavras. Nela, os leitores saberão que o seu conteúdo, produto ou serviço é exatamente o que eles estão procurando e o porquê disso. Uma about page bem criada ajuda a conquistar o leitor/cliente ou a determinar que ele não volte. Uma responsabilidade daquelas! Mas não é algo do outro mundo, prometo.

miniguia e mini modelo para começar um blog

Criar esse ambiente requer muita introspecção e mão na massa. O miniguia abaixo vai te ajudar nessa empreitada. Coragem e vem comigo:

• A palavra aqui é conexão! Cada palavra, frase, detalhe ou história é uma oportunidade de conectar-se. Aproveite ao máximo!

• Quem é você? Responda diretamente qual o seu nome e, se for o caso, o nome de toda a sua equipe. Colocar uma foto não é obrigatório. Entretanto, uma imagem dá vida para quem está acompanhando do outro lado da tela.

• Quando você começou a fazer o que você faz? O que te impulsionou?

• Por que você faz o que você faz? Entre nesse coraçãozinho e, com todo amor e paciência, escreva sobre as razões, motivações, paixões e inspirações para ter escolhido essa jornada.

Você é uma coaching? O que faz o olho brilhar para o coaching? Existe algo no processo de ser coach que te encanta muito? Ou ajudar as pessoas é o que te motiva?

• O que você faz pelos teus leitores/clientes? Que problemas você resolve? Você oferece conselhos? Dicas? Serviços incríveis? Produtos únicos? Volte-se para o seu público.

Coloque-se no lugar daqueles que você quer alcançar. Mais uma vez, vá fundo e responda como você, teus serviços ou produtos ajudam os outros. Por exemplo, você é uma fotógrafa especialista em retratos de família e acredita que é imprescindível clicar aqueles momentos especiais como um almoço de domingo ou uma ida ao parque. Seu diferencial é atuar em horários flexíveis. Ou ainda, aquilo que te faz única é um jeitinho especial com as crianças e que possibilita fotografa-las grande facilidade. Conte isso para as pessoas!

• Com quem você está falando? Quem é o seu público? Todo o conteúdo, serviços e produtos serão direcionados para essas pessoas. Quem são elas? O que elas querem que só você tem? Quais são os desejos e medos da sua audiência? Como você quer que esse público se sinta com aquilo que você tem a oferecer? Mostre que você sabe exatamente o que eles querem, que os entende melhor do que ninguém e que irá ajudá-los da melhor maneira possível.

• Se você já tem um blog há algum tempo, conte aos leitores quais são os teus posts preferidos e o motivo.

• Existe alguma história que ainda precisa ser contada? Por exemplo, o nome do seu blog ou marca tem algum contexto específico? Conte aqui!

• Lembre-se também de contar a eles que você é linda, poderosa, mega inteligente, dança flamenco e é poliglota :D

ESCREVA: Como começão um blog - negócio de mulher

Brincadeiras a parte, as perguntas sugeridas não têm uma ordem certa para serem respondidas e, tão pouco, findam aqui. Escreva e perceba aquilo que faz sentido no seu mundo e que possa te conectar com o seu público.

Quer mais um empurrãozinho? Aí um mini (bem mini) modelo para que você coloque as ideias no papel imediatamente:

Oi! Eu sou a (seu nome)_________________ e sou (profissão ou vocação ou empreendimento) _________________ (ex: blogueira, designer, mãe, professora, empreendedora, psicóloga).

Eu escrevo para/ Eu trabalho para ( seu público) ___________________ (ex: as maravilhosas mulheres plus size, mães que querem ter o seu próprio negócio, famílias que querem registrar momentos únicos, mulheres lobas em busca do seu eu, pessoas). Estou aqui para (o que você faz) ____________________ (ex: ajudar a recuperar a confiança, iniciar seu próprio negócio, construir imagem digital).

Comece!

E faça tudo com calma, você tem tempo!

 

Captura de Tela 2014-07-21 às 10.55.06

Ana Paula
Social Media. Conteúdo. Criatividade. Livros. Amor. Mudança. Leio tudo o que posso e menos do que gostaria. Pollyana por opção.

 

ps.: por falar nisso, já está sabendo do nosso curso online de criação de site em WordPressEspia aqui. Você não tem mais desculpas para ter um site lindão e profissional :)

About The Author

Negócio de Mulher

Negócio de Mulher nasceu de um sonho: inspirar e ajudar outras mulheres empreendedoras. Quem escreve por aqui são as sócias: Karine Drumond e Priscila Valentino com colaboração de outras mulheres que compartilham dos mesmos propósitos.

  • Show… amei Ana. Estou finalmente conseguindo começar a colher os frutos do que plantei há muitos anos… meu sonho o Sementinha de Gente está tomando forma…

    Através de uma dica na sua timeline conheci a Negócio de Mulher e estou participando da segunda turma do Empreenda sua Paixão e estou AMANDO…

    Vou continuar te acompanhando por aqui…

    Bjs

  • Ana!!!! Que artigo tudo de bom!!! Parabéns, ele é muito bem escrito e nos dá orientações maravilhosas pra ser uma blogueira de mão cheia! Amo teu trabalho <3 Beijos,

  • O SITE ESTÁ EM CONSTRUÇÃO !
    Ana, obrigada por nos ajudar !
    Suas dicas são muito gostosas de serem lidas !
    Quando meu blog estiver pronto, colocarei em prática , com certeza !
    Beijos…
    <3

  • Kênia

    Ana Paula
    Amei! Amei!
    Eu sempre vou na página “Sobre” dos blogs que acesso pela primeira vez.
    Também sempre vou la no primeiro post que é onde tudo começou para saber se há algo mais da historia e conteúdo do blog.
    Amei sua dica porque tenho uma dificuldade enorme de escrever o meu “Sobre”, mesmo sabendo da importância que tem já que é a primeira pagina dos blogs que eu vou!!
    Arrasou!!
    Parabéns pela coluna Blog Love!
    bjs
    Kênia
    IG: @virapaginas
    facebook.com/virapaginas

  • Pingback: Como começar um blog? — Empreendendo com Elas()