Blog Love: Leitor Ideal

blog love: negocio de mulher - o leitor ideal

O artigo de hoje é da Ana Paula, que escreve pra gente sobre blogs, marketing digital e o universo criativo da internet.

Nos dois primeiros posts do Blog Love, falei sobre os motivos para você ter um blog e como dar o primeiro passo para começá-lo. Hoje, conversaremos sobre outro tema importante na hora de criar o seu espaço: o leitor ideal.

Pense no seu público. Imagine essas pessoas com quem você quer se conectar. Você sabe quem elas são? Já pensou no seu leitor ideal? Não? Fica tranquila, que eu vou te ajudar a descobrir quem ele é.

Um leitor ideal ou o leitor dos sonhos é aquela pessoa que você quer MUITO que leia e veja sentido no teu blog. Com esse leitor dos sonhos em mente, a produção do seu conteúdo será menos complicada e terá mais significado. Você entrará no blog todos os dias com um propósito e não vai perder tanto tempo para descobrir o que você está tentando dizer, como você quer soar ou em como agradar todas as pessoas do mundo.

Para dar vida a esse processo, proponho um exercício rápido. Algumas perguntas para que você comece a criar uma imagem desse cliente/leitor.

Ele é homem ou mulher? Idade? Qual o nome? Estado civil? Tem filhos? O que esse leitor faz no tempo livre? Qual é o maior desafio deste leitor na vida? Quais são suas metas e desejos? Quais as frustrações? Ele trabalha? No que? Qual seu estilo de vida? O que ele lê? O que ouve? Quem admira? 

blog love: o leitor ideal - negocio de mulher

Ainda está difícil? Calma que eu trouxe um exemplo. Esse mês iniciei um projeto chamado Vida Folk . É um espaço sobre  handmade, homemade, terapias alternativas e vida natural. A leitora ideal do Vida Folk é a Bia. Vamos conhecê-la?

Beatriz, 27 anos, solteira, mora em Florianópolis. É socióloga e professora de ensino médio. Fala inglês e espanhol e também dá aulas disso. Ganha em média R$2.000 por mês. Com a ajuda dos pais e de muito esforço já viajou pela América Latina e sonha em ir para a Ásia. Sempre conta histórias de suas viagens e lições que aprendeu com elas. Gosta de rock, indie, pop, folk. Lê Rubem Alves, Foucault, Simmel, Kant. Gosta de ler semanários para se informar do mundo. Lê também Vida Simples, Bons Fluídos, NatGeo e revistas sobre viagens. É simpática e de bem com a vida. Dá risada com facilidade. Seus amigos foram feitos dentro da universidade e nas viagens pelo mundo. Sempre tem companhia para o que quer que seja, mas gosta muito de solitude. Dorme cedo. Acorda cedo. Faz Yoga, medita e vai trabalhar. Tenta comer de maneira mais natural mas não dispensa uma pizza com cerveja em companhia dos amigos. Não acredita em padrões. Foge deles. Quase sempre sente-se feliz com as suas escolhas. Ama conversar e adora conversas sem fim na mesa do bar. Gostaria de trabalhar menos e ganhar uma grana a mais. O custo de vida em Floripa é alto e é preciso se virar nos trinta pra sobreviver. Acredita que as pessoas são boas e quer começar a fazer trabalho voluntário. Bia, como sempre a chamam, sonha em dar aula na universidade. Vai se candidatar o mestrado neste ano. Outro sonho é continuar viajando pelo mundo. Acredita profundamente que vai chegar lá. 

Viu que legal? Todo planejamento do conteúdo do blog e forma de escrita das postagens será realizada pensando nessa leitora dos nossos sonhos.

Ainda assim, muitas de vocês podem pensar: Poxa, Ana, eu leio, por exemplo, o Papo de Homem todos os dias e não sou o público ideal deles e, mesmo assim, amo os textos daquele blog. Isso não atrapalha e diminui os meus acessos?

Vou te contar uma coisinha bem legal: O objetivo do exercício não é eliminar as pessoas que não são o seu “ideal”. A intenção desse personagem é te ajudar a se concentrar em uma única mensagem e entregá-la com clareza. Essa imagem vai te ajudar a escrever de tal modo que todas as pessoas que leem o teu texto, mesmo aquelas que não fazem parte do teu público dos sonhos, se sintam conectadas à mensagem que está sendo entregue.

E aí? Preparada? Comece e crie!

Captura de Tela 2014-07-21 às 10.55.06

Ana Paula
Social Media. Conteúdo. Criatividade. Livros. Amor. Mudança. Leio tudo o que posso e menos do que gostaria. Pollyana por opção.

 

ps.: por falar nisso, já está sabendo do nosso curso online de criação de site em WordPressEspia aqui. Você não tem mais desculpas para ter um site lindão e profissional :)

RECEBA NOSSO MATERIAL GRATUITO POR EMAIL

* campos obrigatórios
“despertar"
About The Author

Negócio de Mulher

Negócio de Mulher nasceu de um sonho: inspirar e ajudar outras mulheres empreendedoras. Quem escreve por aqui são as sócias: Karine Drumond e Priscila Valentino com colaboração de outras mulheres que compartilham dos mesmos propósitos.