Descomplique seu orçamento

Descomplique seu orçamento

Descomplique seu orçamento

Elaborar um orçamento pode não ser a coisa mais divertida do mundo, mas ainda assim é uma das ferramentas mais poderosas que uma pequena empresa pode ter para atingir sucesso financeiro. Com as estratégias e metas definidas, o orçamento se encarrega de traduzir o plano em números para que você possa controlá-los ao invés deles controlarem você.

Usualmente o orçamento é realizado para um período de um ano, dividido mensalmente e agrupado por trimestre. De modo geral, um orçamento consiste em levantar receitas e despesas que serão analisadas e revisadas a fim de se obter um parâmetro para o próximo ano de acordo com a estratégia do negócio estabelecida. A definição da estratégia do negócio é primordial para se elaborar um orçamento capaz de fazer a empresa alcançar seus resultados durante o período.

Deverão ser levantados todos os possíveis projetos e despesas para o ano para cada área ou departamento, estas despesas deverão ser consideradas de acordo com as metas. Quando todos os gastos forem levantados, o orçamento final contemplará uma matriz de gastos por área ou departamento e por tipo de gasto.

Não seja uma perfeccionista. A maioria das empresas grandes revisam seus próprios orçamentos de 3 a 5 vezes durante o ano corrido. Para empresas pequenas, as variáveis do negócio e a complexidade do mercado podem exigir uma revisão do orçamento, altere-o quando for necessário.

Construa de acordo com a realidade e não com o desejo. Funciona da mesma forma quando se começa uma dieta. É muito mais fácil construir um plano do que implementá-lo. O orçamento deverá estar de acordo com a realidade do mercado e com a capacidade do negócio de implementá-lo.

Menos é mais. Não queira detalhar demais o seu orçamento para não dificultar a implementação e a sua possível atualização. Não se prenda aos detalhes, foque no que for importante para os objetivos do negócio.

Apele para o visual. Construa gráficos e diversifique a apresentação do orçamento para facilitar o entendimento e melhorar a comunicação para colaboradores.

Existem softwares e aplicativos disponíveis para a construção do orçamento da sua empresa, mas você também pode começar a construí-lo manualmente. Comece com o primeiro mês, estime receitas e levante todos os tipos de custos e despesas possíveis para os planos do próximo ano. Se acaso já houver um histórico, comece estimando o percentual de aumento ou redução para cada item como também a inflação.

Elabore um orçamento que funcione ao seu negócio e sirva de guia para a sua liberdade financeira.

Algumas perguntas, ao serem respondidas, podem ajudar no levantamento das premissas do orçamento:

  • Qual a meta de receitas para o próximo ano?
  • Quantos produtos/serviço serão vendidos?
  • Por quanto serão vendidos?
  • Quanto custará cada produto ou serviço?
  • Quais as despesas necessárias para o objetivo do negócio e a receita estimada? Aluguel, transportes, tecnologia, viagens?
  • Quantos funcionários serão contratados? Quais serão os salários, encargos e benefícios pagos?
  • Quais serviços de terceiros serão contratados?
  • Quais serão os impostos a ser pagos?
  • Quais serão as despesas bancárias? Obterei um empréstimo?
  • E você já elaborou o orçamento do seu negócio? Compartilhe a sua experiência!

 

Por Jessica Lopes

Foto Jessica Lopes Formada em Administração, tem experiência com projetos, estratégia e novos negócios. É  apaixonada por inovação, economia criativa e empreendedorismo. Acredita que novas idéias  podem solucionar problemas antigos e que mulheres são a chave do futuro. Escreve no Oficina Inovadora

 

 
Crédito da Foto: Afisem Asesores via Compfight cc

RECEBA NOSSO MATERIAL GRATUITO POR EMAIL

* campos obrigatórios
“despertar"
About The Author

Negócio de Mulher

Negócio de Mulher nasceu de um sonho: inspirar e ajudar outras mulheres empreendedoras. Quem escreve por aqui são as sócias: Karine Drumond e Priscila Valentino com colaboração de outras mulheres que compartilham dos mesmos propósitos.