Blog Love: Calendário Editorial

O artigo de hoje é da Ana Paula, que escreve pra gente sobre blogs, marketing digital e o universo criativo da internet.

Como curadora e produtora de conteúdo para alguns blogs e sites, uma das coisas mais difíceis de lidar no começo da profissão foi manter um cronograma regular de postagens. Em uns dias a inspiração aparecia, em outros dias não. O engraçado era que nos “dias não” eu sempre precisava estar com um post publicado e raramente ele estava pronto com antecedência.

Foi nesse momento que percebi a importância de manter um calendário editorial e, confiem em mim, vai ser a melhor coisa que vocês farão.

O calendário editorial nada mais é do que uma programação das próximas publicações do seu espaço, definindo os prováveis temas das postagens e frequência das mesmas. A previsão de postagens pode ser de uma semana, um mês ou até, quem sabe, um ano de antecedência. Planejar serve para que você não fique sem ideias quando mais precisa delas.

Por exemplo, vamos supor que o seu calendário editorial seja mensal. Com o mês todo planejado, você conseguirá: passar pelos bloqueios e preguiças criativas sem arrancar os cabelos; fazer outras atividades sem se preocupar se o seu conteúdo será atualizado ou não hoje; e conseguir analisar e criar mais conteúdo com toda calma do mundo.

Em primeiro lugar é preciso decidir sobre o que você vai escrever. Presumo que a essa altura você já saiba qual o seu nicho de atuação e já definiu a sua persona, certo? Agora, você vai usar a folhinha de brainstorm (download por ser feito aqui ou aqui) e colocar nela todos os possíveis temas que podem ser trabalhados, considerando nicho e persona. Comece com as ideias mais básicas e vá evoluindo. Pense em todas as formas possíveis de curadoria e criação de conteúdo: listas, tutoriais, vídeos, podcasts, infográficos, séries fixas de posts, reviews, etc.

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Depois da chuva de ideias, defina tópicos mais específicos para cada uma delas. Crie possíveis títulos (que podem ser alterados posteriormente), escolha palavras-chave e, se possível, faça uma breve descrição para cada tópico escolhido. Com ideias prontas, basta definir a frequência de publicação, colocar no calendário e transformar essas ideias em posts.

É legal manter tanto a folhinha de brainstorm quanto o calendário por perto, para aquelas eurekas que acontecem quando a gente menos espera. Você pode fazer os downloads dos calendários em duas versões: preto + rosa e verde ou preto + amarelo e azul.

E se você estiver se perguntando: E quando eu quiser mudar o tema de um post ou trocar os dias das publicações? Eu te respondo: Fique a vontade! O calendário editorial é a guia do seu conteúdo, mas não é algo estático e rígido, remaneje quando acreditar que é necessário.

PS: A produção dos freebies para o Negócio de Mulher é uma parceria Rockndazs e Bergamota Design, empreendimentos criativos que surgiram do curso Empreenda Sua Paixão.

Ana Paula
Social Media. Conteúdo. Criatividade. Livros. Amor. Mudança. Leio tudo o que posso e menos do que gostaria. Pollyana por opção.

 

A gente aproveita para comentar que as inscrições para a turma 4 do curso Empreenda Sua Paixão estão abertas! Faça sua inscrição agora.

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About The Author

Negócio de Mulher

Negócio de Mulher nasceu de um sonho: inspirar e ajudar outras mulheres empreendedoras. Quem escreve por aqui são as sócias: Karine Drumond e Priscila Valentino com colaboração de outras mulheres que compartilham dos mesmos propósitos.