Como expandir seu negócio através do marketing de conteúdo?

Veja algumas dicas sobre a nova tendência de marketing e amplie suas oportunidades comerciais

Já há algum tempo é notável como o relacionamento entre empresas e clientes tem se modificado. Essa mudança tem origem na evolução tecnológica que alterou completamente o comportamento do consumidor perante as marcas.  Antigamente, via-se um “marketing de interrupção”, onde, sem solicitar, éramos interrompidos nas programações televisivas, no nosso caminho de casa, na música que se ouvia no rádio, por anúncios e comerciais. Nesse contexto, só a marca falava e sobrava ao potencial cliente a opção de escutar. Esse estilo de marketing ainda existe, porém requer alto investimento e o retorno não é mais o mesmo.

Hoje, o que tem se tornado tendência é o “marketing permissivo”, onde o público alvo permite que a marca entre em contato, dissemine conteúdo e crie uma relação ganha-ganha para ambos. E qual o fator principal desse relacionamento? Conteúdo.

O fato é que o marketing de conteúdo (Inbound Marketing) já não é mais uma opção e sim uma necessidade para as empresas que querem gerar mais resultados e novas oportunidades de negócio. Sua essência está em oferecer algo de valor para seu público alvo, educando-o e ajudando-o a resolver problemas no seu dia a dia. A marca nesse caso é vista como parceira e a venda acontece depois que o consumidor confia na empresa como autoridade em determinado assunto. Vender e criar autoridade é o que toda empresa quer, não é?

Dicas para criar uma estratégia de marketing de conteúdo

  • Público Alvo: Antes de mais nada é preciso conhecer quem é o seu público alvo. Descubra qual a idade, sexo, classe social, escolaridade, gostos, interesses, e principalmente, quais são os problemas que esse público enfrenta no dia a dia, que sua empresa pode ajudar a solucionar. Nesse estudo, pesquise também onde o seu público consome informação. Ele lê na internet? Está em quais redes sociais? Prefere vídeo ou texto?
  • Apresente soluções para as dificuldades deles. Planeje seu conteúdo considerando os problemas que seu público enfrenta e que tenham relação com seu negócio. Ofereça conteúdos gratuitos, sem interesse comercial a princípio, sem fazer propaganda explicita do seu produto ou serviço. Preocupe-se em primeiro relacionar-se com seu potencial cliente. Mostre a ele que sua empresa entende quais são as suas necessidades e aposte que seu consumidor pode concluir que sua empresa é a melhor opção naturalmente.
  • Crie conteúdos ricos. Ainda que seu blog corporativo tenha bastante audiência, seu objetivo é gerar conversões não é mesmo? Uma boa estratégia de marketing de conteúdo para geração de leads é a confecção de conteúdos ricos como e-books, webinars, podcasts, vídeo-aulas, que podem ser disponibilizados em troca de uma informações estratégicas (nome, email, telefone, empresa, cargo, etc). Essa técnica funciona com a ajuda das Landing Pages, que são páginas de captura onde o internauta só consegue acessar o material depois de preencher o formulário.
  • Use expressões Call to Action (CTA) em suas publicações. Todo material publicado que visa gerar conversões, só terá sucesso se usar bons call to actions, isto é, frases chave que convidam o internauta a realizar uma ação. Exemplo: “Solicite um orçamento”, “Assista a esse vídeo”, “Baixe o material grátis”.  Invista algum tempo criando boas frases de ação e use links que levam o leitor até as Leading Pages e incentivando a conversão.
  • Não ignore o email marketing. O email continua sendo uma das principais ferramentas na geração de leads. Porém, vale lembrar o que falamos na introdução desse artigo. O email não pode mais agir como marketing intromissivo, enviando spams e propagandas indesejadas. Ao contrário, deve ser autorizado pelo dono do email e conter conteúdo que realmente seja de interesse. Segundo a Pew Internet, das pessoas que utilizam o email, 61% acessam diariamente e 72% checam seus e-mails pelo menos seis vezes ao dia. É ou não é uma oportunidade e tanto?
  • Amplie seu alcance nas redes sociais. Quase todos os mercados possuem público alvo nas redes sociais, mesmo as empresas que focam seus negócios no relacionamento B2B. A vantagem das redes sociais está em ampliar o alcance dos seus conteúdos, provocando o compartilhamento, indicações e recomendações espontâneas. Porém, esteja presente apenas nas redes que realmente são interessantes ao seu negócio, para não desperdiçar energia e recursos.
  • Para que sua estratégia de marketing de conteúdo seja eficaz, é importante que você conheça também a jornada de compra do seu cliente, ou seja, procure entender quais são as etapas pelas quais o seu prospect passa até se tornar um cliente. Isso será determinante para o seu planejamento de conteúdo e para a eficácia das ações de marketing.

Por fim, é importante sempre analisar as ações e seus resultados para criar uma rotina de melhoria contínua e ampliar cada vez mais as oportunidades da sua empresa geradas pelo marketing. Procure escutar sua audiência, eles sempre deixam pistas sobre o que funciona ou não.

TassiaTássia Corina é jornalista, pós graduada em produção e crítica cultural, certificada em Inbound Marketing e proprietária da Nóh! Comunicação e Cultura, agência de marketing digital.

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About The Author

Negócio de Mulher

Negócio de Mulher nasceu de um sonho: inspirar e ajudar outras mulheres empreendedoras. Quem escreve por aqui são as sócias: Karine Drumond e Priscila Valentino com colaboração de outras mulheres que compartilham dos mesmos propósitos.