Codegirl: Documentário incentiva mais meninas na tecnologia

Codegilr - documentário sobre o Technovation Challenge

O projeto que ensina meninas de todo mundo a programarem e usarem a tecnologia em seu favor para resolver problemas das comunidades em que estão inseridas, virou um documentário pelas mãos da ganhadora do Oscar, Lesley Chilcott.

“CodeGirl” mostra a jornada de 10 grupos de meninas do mundo todo, incluindo 4 estudantes de Recife (PE), selecionadas para a final de competição de programação Technovation Challenge, organizada pela ONG Iridescent localizada na Califórnia (EUA).

O filme estreia esse mês com exibições especiais em alguns cinemas do Brasil, mas a informação da programação por aqui ainda não está disponível pelo site do filme. Porém, o documentário foi lançado previamente no YouTube (com legendas em Português) e fica disponível lá até o dia 05/11, antes do lançamento oficial nos cinemas dos Estados Unidos. Mas também poderá ser visto por meio plataformas digitais como Amazon e GooglePlay, além de no próprio site do filme.

A CEO do Youtube, Susan Wojcicki, disse: “Nós temos que fazer disso nossa responsabilidade pessoal em mostrar para a atual e próxima geração de mulheres que elas pertencem ao universo da Ciência da Computação e, com isso, elas podem mudar o mundo”. Susan anunciou o lançamento do documentário na Grace Hopper Celebration of Women in Computing, que aconteceu na segunda semana de outubro.

O desafio Technovation foi criado há mais de 7 anos pela ONG americana Iridescent e tem como objetivo não só educar, mas inspirar meninas de todo o mundo a quebrar estereótipos e ter a chance de participar ativamente da solução de problemas sociais de sua comunidade por meio da tecnologia.

Equipes de até 5 meninas do Ensino Fundamental II (entre 10 e 14 anos) e do Ensino Médio (entre 14 e 18 anos) aprendem, a programar e desenvolver um aplicativo para celular que solucione um problema real de suas comunidades, baseado em estratégia de negócios desenhada por elas mesmas, com um suporte de uma mentora da área, completando um currículo intenso de 50 horas. Só na última edição foram mais de 5 mil garotas entre 10 e 18 anos de 60 países do mundo todo, incluindo o Brasil.

Para disseminar o programa entre as meninas do país todo, o Technovation está organizando, até o fim do ano, workshops de programação gratuitos só para meninas. O último aconteceu no SINDPD, em São Paulo, o próximo confirmado acontece no próximo dia 14/11.

As inscrições gratuitas para os workshops de programação para meninas já estão abertas. Espalhe para as meninas que você conhece e as incentive a se inscreverem pelo site do Technovation Challenge Brasil. Todos os workshops serão divulgados na página do Technovation no Facebook.

Além das inscrições para participar (que não exigem nenhuma experiência prévia com programação ou desenvolvimento mobile), estão abertas também as inscrições para professoras e profissionais da área para mentorarem os grupos participantes. Equipes de meninas e candidatas a mentoras podem se inscrever pelo site:
http://www.technovationchallenge.org/brasil

RECEBA NOSSO MATERIAL GRATUITO POR EMAIL

* campos obrigatórios
“despertar"
About The Author

Priscila Valentino

Comunicadora por formação, empreendedora por descoberta. Trabalha há 9 anos na comunicação digital. É movida pela paixão, por pesquisas e descobertas e mostra um pouco disso por aqui enquanto tenta inspirar outros a fazerem o mesmo. É co-fundadora do Negócio de Mulher.

  • Oi Priscila !

    Por favor, se tiver um tempinho dê uma olhada no meu blog

    O que acontece? A Mulher, O Chocolate e uma Surpresa…

    http://blog.chocograph.com.br/?p=60

    olha o que eu criei para o dia internacional da Mulher ( 8 de março), gostaria imensamente de uma opiniao ou ajuda sua nessa minha jornada empreendedora

    Beijos e Felicidades

    Lidiane