10 Sinais de que você está trabalhando no que importa

Você acredita que o sucesso do seu trabalho está diretamente relacionado ao esforço e ao quão duro você trabalha?

Esta lógica parecia fazer sentido  tempos atrás, talvez para nossos pais, avós e gerações passadas, mas vivemos tempos diferentes. A busca por estabilidade deu lugar a uma nova busca: a busca pela satisfação, realização e um trabalho que preencha nossos valores, e uma vida mais plena. Buscamos conciliar paixão, lazer, trabalho, flexibilidade e realização na mesma sentença. Fê Neute do blog Feliz com a vida uma vez escreveu sobre o por que o trabalho tem feito tanta gente infeliz e apontou uma pesquisa intrigante. “Apenas 13% dos funcionários de empresas de todo o mundo estão realmente engajados com o seu trabalho. Em outras palavras, entre os 142 países estudados, apenas um em cada oito funcionários estão comprometidos com o que fazem e trazendo contribuições positivas para suas organizações.”

A satisfação no trabalho depende, dentre outros fatores, do modo como você encara o trabalho na sua vida. Resumindo, há 2 caminhos possíveis:

1- Aceitação do destino ou das circunstância, assumindo o trabalho como uma série de tarefas e demandas que devem ser cumpridas em troca de um salário ou estabilidade.

2. Escolha do trabalho como realização pessoal. Nesta perspectiva você busca expressar sua personalidade, desejos e visão por meio do seu trabalho.

O que dá realização ao trabalho?

Roman Krznaric, autor de Como Encontrar o Trabalho da Sua Vida, descreve 3 ingredientes do que seria um trabalho gratificante:

  1. Sentido – qual o sentido do trabalho para você? Proporcionar status, dinheiro? Fazer a diferença? Seguir uma paixão? Usar seus talentos? Esta visão é determinante para priorizar suas escolhas na carreira.
  2. Fluxo – normalmente os trabalhos de maior realização, você entra em um estado em que não percebe o tempo passar. 
  3. Liberdade – seu trabalho te permite exprimir suas ideias, expandir sua criatividade? O trabalho te permite ter a vida ou o estilo de vida que você deseja?

Sinais de que você trabalha no que importa

Caterina Fake, cofundadora do Flickr certa vez disse “Frequentemente as pessoas trabalham muito duro na coisa errada. Trabalhar na coisa certa é provavelmente mais importante do que trabalhar duro“. Mas como encontrar a coisa certa para você?

Abaixo você encontra os sinais e insights que reunimos a partir de nossas pesquisa. Os 10 sinais indicam se seu trabalho possui os 3 ingredientes citados por  Roman Krznaric (sentido, fluxo, liberdade).

10 sinais de que voce trabalha na coisa certa

 

Como encontrar um trabalho que faça mais sentido?

Krznaric ainda descreve caminhos possíveis para você encontrar um trabalho mais realizador de acordo com o que você busca. E a dica principal é simples: experimentar. Explorar ou encontrar formas de experimentar na práticas outras atividades e descobrir suas paixões por meio destes experimentos. Seguindo uma linha contrária ao senso comum que nos diz para “planejar bastante e agir depois”, ele propõem que você aja primeiro, avalie depois.

Algumas ideias para você tentar esse caminho, se você deseja experimentar uma mudança na carreira:

  • Período sabático: tirar um tempo para para se aprofundar em estudos de interesse pessoal: viagens, cursos, etc.
  • Projeto paralelo: experimentar novos projetos ou atividades em horários vagos, paralelo a sua atividade principal
  • Missão temporária ou projeto voluntário: experimentar como voluntário em algum projeto ou missão com tempo determinado.
  • Conversar com pessoas: pesquisar e conversar com pessoas que realizam atividades que você tem interesse em conhecer

Veja também:

-> Realize sua vida: o programa que criamos para te ajudar a desenvolver hábitos produtivos e trabalhar no que realmente importa.

-> ebook Como Descobrir Minhas Paixões: 10 Exercícios práticos de autoconhecimento para ajudá-la a empreender a sua vida.

-> Empreenda sua Paixão: curso online para te ajudar a descobrir suas paixões e criar um negócio próprio.

-> Livro Como encontrar o trabalho da sua vida: livro com ideias práticas para quem quer mudar o rumo da carreira

“despertar"


“coaching

Cadastre e receba gratuitamente nosso eBook "Quero Transformar Paixão em Negócio" e dicas para criar um negócio e vida que você ame:

About The Author

Karine Drumond

Karine Drumond é co-fundadora da Negócio de Mulher. Atua ajudando outras empreendedoras a transformarem ideias criativas e habilidades em negócios diferenciados. Também acredita no empreendedorismo como ferramenta de transformação. Trabalha com Design e Negócios Digitais desde 2006 e compartilha seu conhecimento e ideias neste site.