Um exercício para identificar as prioridades em sua vida

Alguns conceitos a gente só aprende na marra e a tal da prioridade é uma delas. Passei boa parte da minha vida profissional acreditando que trabalhar duro era sinal de um caminho curto para o sucesso. Acho até que, no início da carreira, esta escolha fez bastante sentido, afinal não sabia ao certo qual caminho seguir, muito menos onde eu queria chegar ou qual área deveria focar meu suor. Então qualquer caminho servia. Explorar também é bom e faz parte da vida. Mas em algum momento da minha carreira, não só qualquer caminho servia, mas qualquer trabalho mesmo, qualquer tarefa, qualquer projeto, qualquer lugar… até que algo começa acontecer. Você sente que algo está errado, é um negócio intuitivo mesmo, você sente que “falta algo mais”, mesmo que não saiba exatamente nomear essa tal coisa. Você já sentiu isso? E é aí que bate aquela sensação de que trabalhar duro na coisa errada pode não ser a melhor solução. Já escrevemos aqui no blog sobre os sinais para identificar um trabalho com mais sentido, mas hoje achei importante escrever sobre prioridades.

Encontrar um sentido para o trabalho +  focar em suas prioridades, na minha visão, completam a noção de produtividade que venho construindo para minha vida e que faz sentido na minha cabeça.

E quando digo prioridades, quero dizer prioridades na vida, não só no trabalho. O que é importante para você? O que faz seus olhos brilharem? Normalmente as prioridades estão nas pequenas coisas da vida, aqueles meros momentos ou coisas que a fazem entrar em contato com você mesma, um estado de contentamento gratuito. Essa tal de felicidade é recheada destes momentos…

Ninguém nos conta isso e na correria do dia a dia vamos “despriorizando” estes momentos (talvez por acreditar que são muito fúteis e que deveríamos estar nos focando em “coisas mais importantes”), mas aí que está o ponto. O que é importante para você é diferente do que é importante para mim. E se você sente esse tal de “está faltando algo na minha vida”, talvez seja o momento de parar, resgatar este algo em você e trazer mais destas coisas para sua vida. Melhorar o seu dia buscando priorizar o que te faz bem, melhora a sua produtividade em todos os aspectos.

5 Dicas para identificar prioridades

Que tal começarmos com as 5 dicas que separei abaixo?

Lápis e papel nas mãos, reserve este tempo para você:

Captura de Tela 2016-01-11 às 12.22.15

Próximo passo:

Você conseguiu anotar alguma coisa? Releia e procure responder:

  • Olhando para a sua lista de prioridades, quais delas estão merecendo maior atenção neste momento?
  • Como você poderia encaixar mais destas coisas no seu dia a dia?
  • Imaginando que se passaram 3 anos e você está se focando mais em suas prioridades na sua vida pessoal e profissional, o que você teria feito de diferente do que já faz hoje?

Compartilha com a gente as suas ideias.

Veja também:

-> Empreendendo com Elas: Comunidade online para criativas, com bate papos e entrevistas mensais com mulheres que fazem acontecer.

-> Realize sua vida: o programa que criamos para te ajudar a desenvolver hábitos produtivos e trabalhar no que realmente importa.

RECEBA NOSSO MATERIAL GRATUITO POR EMAIL

* campos obrigatórios
“despertar"
About The Author

Negócio de Mulher

Negócio de Mulher nasceu de um sonho: inspirar e ajudar outras mulheres empreendedoras. Quem escreve por aqui são as sócias: Karine Drumond e Priscila Valentino com colaboração de outras mulheres que compartilham dos mesmos propósitos.