Tudo o que penso fazer já tem gente fazendo, e agora?

Às vezes parece que tudo o que a gente pensa em fazer já tem gente fazendo. Mas já tem mesmo. Mas não deixe que isso seja mais uma desculpa para te impedir de colocar suas ideias em prática. Encontrar algo “inédito” é um ideal utópico que acaba fazendo com que muitas vezes a gente desista de uma ideia antes mesmo de tentar. É um grande erro.

Um caminho é transformar esta sua inquietação e oportunidade de evoluir sua ideia e diferenciar seu negócios aos poucos. Veja algumas soluções:

Coloque sua personalidade

Coloque seu jeito, sua personalidade no seu negócio. Seu projeto não precisa seguir ou se encaixar em padrões criados por outros. Resgate sua personalidade e use-a como diferencial. Aqui vão algumas perguntas para te ajudar nesta tarefa:

  • Como as pessoas descrevem você?
  • Como você mesma se descreveria para um total estranho?
  • Em que você se sente única ou invencível?
  • Como é sua maneira de comunicar? (tranquila, energética, engraçada, intrigante?)
  • Quais são suas esquisitices? (elas também podem se tornar parte da sua diferenciação)
  • Há algo que você acredita fortemente com muita convicção?

Reflita e selecione aquelas características que podem se transformar na forma como você comunica seu negócio ou até a forma como você vai encará-lo. No nosso negócio nós tentamos colocar o máximo de nossos valores na nossa forma de comunicar ( que pra gente significa: originalidade, objetividade, criatividade e o nosso jeito tranquilo de levar a vida).

De tudo o que as pessoas já fazem, o que pode melhorar?

Se formos escolher somente ideias inéditas para nos dedicar, praticamente não sobrará muita coisa pra fazer. E isso não deve ser motivo para você desanimar. De tudo o que as pessoas já fazem dentro da sua área de atuação, procure por oportunidades de melhorias:

  • Quais são os problemas que o público-alvo enfrenta nesta área de atuação que você escolheu?
  • Quais são os problemas destes outros negócios e serviços que já existem?
  • O que você pode fazer de melhor que as outras pessoas?
  • Pense em algo pequeno. O que você poderia contribuir para a melhoria desta área?

Mude a forma de comunicar ou vender

Pense em negócios como o Nubank (de cartão de crédito), o Youse (de seguros), o Uber (transporte privado urbano) e tantos outros negócios moderninhos. Todos eles inovam seus modelos de negócios, mas não só isso. Eles também inovam em uma coisa bem simples: a comunicação. Todos eles conversam com o público de uma maneira simples, sem jargões técnicos, bem menos formal, ou seja, eles falam de igual pra igual. E isso já é uma grande melhoria. Quantos negócios você conhece que faz isso bem feito? Muitos negócios ainda são impessoais, formais e distante das pessoas.

Busque referências de novos negócios inovadores e criativos

A criatividade acontece quando combinamos ideias, referências e soluções em ideias novas. Para que o processo da criatividade aconteça é preciso, portanto, alimentar a mente com referências diversas. Isso inclui suas inspirações e pode incluir também ideias de novos negócios. Estudar e entender como novos negócios são criados pode ser um excelente estímulo para turbinar seu processo criativo e ativar a inovação nos negócios também.

Alguns sites para encontrar referências de novos negócios:

Diferencie-se aos poucos

A melhor forma de descobrir em o que você é realmente boa ou qual é seu real diferencial é testando. Parece simplório, mas o melhor conselho que já me deram e eu repasso a você é: descubra seu diferencial testando, evoluindo com o seu próprio aprendizado. Não tenha medo de aprender com seus próprios erros. Não deixe uma ideia morrer apenas porque ela parece “igual” as outras a princípio. Comece com a ideia que tem. O mais importante, acredite, é sair do lugar em que você está agora. Você é única e é a única capaz de dar vida, colocar mais de você em tudo o que fizer e assim encontrar sua própria luz.

Qual é sua ideia? Compartilhe nos comentários!

Outras 11 ideias para diferenciar-se com autenticidade

poster-diferenciar

Baixe o poster:

Baixe o poster em qualidade melhor aqui.

_

A hora de fazer acontecer é sempre agora. As inscrições para o Empreenda Sua Paixão estão abertas – www.empreendasuapaixao.com.br – curso online para mulheres de mente inquieta. Inscrições até dia 28/9/16 ganham kit e bônus.

About The Author

Negócio de Mulher

Negócio de Mulher nasceu de um sonho: inspirar e ajudar outras mulheres empreendedoras. Quem escreve por aqui são as sócias: Karine Drumond e Priscila Valentino com colaboração de outras mulheres que compartilham dos mesmos propósitos.