Os 6 ingredientes dos trabalhos dos sonhos

trabalho dos sonhos

Eu acredito que o senso de propósito, no trabalho, é um dos temperos mais suculentos da felicidade na carreira. Trabalhar com algo que a faz sentir que você faz parte de algo maior, que seu trabalho tem valor, sabe? E quanto mais a gente fica boa em algo que gera valor para as pessoas e sente esse retorno, mais a gente se apaixona pelo que faz. A paixão vem depois, nessa equação.

As vezes a gente fica quebrando a cabeça pra achar algo que a gente ama em primeiro lugar (como um hobby), pra depois transformar isso num negócio ou carreira. Esse também podem ser um caminho, mas em algum ponto para transformar isso em uma carreira ou um negócio você precisará também encontrar este VALOR. Mas e se a gente invertesse a lógica e se perguntasse:

Como eu posso usar meus recursos pessoais (talentos, interesses e experiências) para trabalhar em algo que gere um valor real, que tenha impacto, que contribua, que me dê esse sentido e eu possa me apaixonar pelo o que faço?

O que essa pergunta desperta em você?

O trabalho dos sonhos é o trabalho que você constrói, dia a dia, com suas AÇÃOES, empreendendo a si mesma. O autoconhecimento pode te ajudar a acessar sua potencialidade e te ajudar a descobrir como você pode colocar seus poderes pessoais a favor do mundo, gerando valor, encontrando propósito. Eu li esse artigo sensacional outro dia e ele aponta, baseado em vários estudos, o que é que faz um trabalho ser um trabalho dos sonhos (que, a propósito, vai muito além do “siga suas paixões”.

São 6 ingredientes:

  1. Trabalhar com algo que você domine (seus pontos fortes)
  2. Trabalhar com algo que ajude/contribua para as pessoas
  3. Engajamento no trabalho (“não ver o tempo passar”)
  4. Relacionamentos positivos e ambiente agradável
  5. Trabalho que supra suas necessidades básicas (estilo de vida, salário, etc)
  6. Trabalho que esteja alinhado à sua vida atual

Eu já passei por movimentos de transição na carreira e também empreendi. Sei bem que não é uma jornada fácil e eu passei por ao menos 3 fases:

“Será que o problema é comigo”

Eu comecei sentido que queria explorar outras habilidades e talentos. Quando eu fiz a faculdade de Design eu não tinha certeza se era o que eu iria fazer pelo resto da vida. Sabia que dava pra fazer outras coisas, só não sabia exatamente o quê nem como. Nessa fase eu comecei a questionar minhas decisões ou até mesmo a achar que eu é que estava errada, afinal de contas eu tinha escolhido um caminho e não havia nada errado com meus trabalhos mas algo dentro de mim gritava “por algo a mais”.

“O que é que realmente eu quero?”

Eu sabia mais ou menos o que eu não queria mas não fazia ideia ainda quais outros caminhos seguir. Foi então que comecei a fase de me escutar mais. O que realmente faz parte da minha essência? Quais são meus pontos fortes? O que eu tenho curiosidade? O que eu valorizo? O que me dá sentido?

“É aqui que eu posso ser valorizada”

Depois da fase de caos e de explorar outras possibilidades (de cursos, especializações, projetos e ideias) enfim eu fui percebendo onde é que meu trabalho gerava mais valor (ajudando outras pessoas) e ao mesmo tempo era mais valorizado. Era onde eu poderia unir minhas habilidades e percebendo o valor do meu trabalho.

O trabalho com bem estar é o caminho do meio, a interseção:

captura-de-tela-2016-10-17-as-11-43-44

Criando o trabalho dos sonhos

Dia 22 de outubro acontece em Belo Horizonte a oficina Empreenda Você. Quero pessoalmente ajudar um grupo de mulheres a empreenderem a si mesmas, construindo o trabalho dos sonhos. Iremos passar por 3 momentos: autoconhecimento, descobrindo oportunidades ecriando um plano de ação. Além de uma oportunidade de inspiração, troca e aprendizagem mútua. Faça sua pré-inscrição por aqui. Você receberá um email com mais detalhes. As vagas são limitadas e é a única do ano. Não perca :)

>> Quero fazer minha pré-inscrição

“despertar"


“coaching

Cadastre e receba gratuitamente nosso eBook "Quero Transformar Paixão em Negócio" e dicas para criar um negócio e vida que você ame:

About The Author

Negócio de Mulher

Negócio de Mulher nasceu de um sonho: inspirar e ajudar outras mulheres empreendedoras. Quem escreve por aqui são as sócias: Karine Drumond e Priscila Valentino com colaboração de outras mulheres que compartilham dos mesmos propósitos.