Não faço ideia de qual é meu propósito, e agora?

Propósito, palavra que a gente cansa de ler e ouvir. Tão batida quanto difícil de compreender por inteiro. Aí a gente faz aquela busca básica pelo significado da palavra no dicionário só por curiosidade e lá conta sobre ela, sim. Mas com muita limitação. Aparentemente dicionários também andam obsoletos, não é?

“propósito”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa:

  1. Tomada de decisão.
  2. Aquilo que se pretende alcançar ou realizar.
  3. Finalidade, fim, mira.
  4. Tino, juízo, seriedade, prudência.

Em outros lugares podemos ler definições como o que Deus pensou para nós aqui nessa Terra por exemplo, mas o que significa propósito pra nós, Priscila e Karine, aqui na Negócio de Mulher e porque acreditamos que ele é tão importante?

Propósito pra nós é aquilo que faz com que decidamos trabalhar mesmo quando não temos muita energia, mesmo quando não pinta dinheiro na hora, é aquilo que faz a gente levantar da cama, que dá sentido na nossa vida, que nos guia cada vez que criamos um produto novo, é o que colocamos na frente para nos ajudar a tomar decisões. É o principal parâmetro e fonte de força que você tem.

Quando você consegue começar a se observar, se conhecer, parar para se analisar, você descobre que esse propósito está aí, escondido e subutilizado. Saber desse propósito abre uma porta para uma vida com menos indecisões, com menos sofrimento e com mais clareza.

Eu sou uma pessoa indecisa, isso significa que eu vou ter mais facilidade para escolher um almoço num restaurante? Não mesmo (embora no meu caso a escolha sempre passe pelo prato com mais queijo). Por outro lado, significa que vou ter mais facilidade para abrir mão das coisas que ferem o meu propósito, que não caminham com ele. Ele passa a ser a sua balança.

Nós demos formas diferentes para o nosso propósito na Negócio de Mulher. O mais recente é “Nós queremos ajudar e inspirar as mulheres a empreenderem a si mesmas” e isso é o que está a nossa frente todos os dias. A pergunta é: Como vamos fazer isso hoje?

O seu propósito está intimamente ligado aos seus valores, às causas que você apoia, às dores que você observa no mundo e que ferem você também, às coisas que você ama…

Pare um minutinho e vem refletir sobre 5 questões:

  • Se você pudesse fazer uma mudança importante no seu trabalho hoje, sem ninguém poder reclamar ou rebater. Qual mudança seria essa?
  • Se você ganhasse uma herança incrível hoje e nunca mais precisasse trabalhar. O que você faria?
  • Vamos supor que você está assentada, com 93 anos, na varanda da sua casa no final da tarde pensando na sua vida. Olhando para trás, para as pessoas que conheceu, as coisas que realizou… Quais foram as coisas que você fez que deram grande senso de satisfação?
  • Liste todas as tarefas que você faz hoje, de trabalho ou não. Depois analise o porquê de você fazer essas tarefas. Escreva ao lado de cada tarefa qual a motivação por trás dela.
  • Quem você seria hoje se não tivesse encontrado nenhum obstáculo ou se ninguém tivesse interferido nas suas decisões?

Essas perguntas e reflexões nos dão pistas de valores, desejos e motivações que ajudarão você a começar a perceber as pistas de para onde aponta o seu propósito.

Como o propósito interfere na minha vida?

Sem descobrir e assumir o seu propósito você acaba aumentando a sua chance de trabalhar para alguém que tem um propósito claro para si e no qual muitas vezes você não se identifica. Essa é uma das grandes fontes de frustração com o trabalho. Não quer dizer necessariamente que você precisa começar algo só seu, do zero. Mas tendo consciência do seu propósito, ir atrás de parcerias, chefes, empresas, que tenham afinidade com o seu propósito.

Por fim, propósito para nós é isso tudo e principalmente é a sua forma de colocar a sua alma no que você faz. Seja empreendendo, seja em um emprego formal, seja nos seus freelas, seja nas suas tarefas do dia que vão além do seu trabalho. Ele está ali, dando sentido aos seus passos.

Me conta o que você descobriu sobre você! Teve alguma descoberta que foi surpreendente?

Quer descobrir seu propósito? Inscreva-se no Despertar.vc. Serão 4 semanas de uma profunda jornada interna que vai mudar sua forma de se relacionar com seu trabalho e sua vida. Identifique seus interesses, valores e talentos, experimentando na prática algumas das ferramentas mais importantes de coaching e produtividade. Única turma do ano. Saiba mais aqui.

RECEBA NOSSO MATERIAL GRATUITO POR EMAIL

* campos obrigatórios
“despertar"
About The Author

Priscila Valentino

Comunicadora por formação, empreendedora por descoberta. Trabalha há 9 anos na comunicação digital. É movida pela paixão, por pesquisas e descobertas e mostra um pouco disso por aqui enquanto tenta inspirar outros a fazerem o mesmo. É co-fundadora do Negócio de Mulher.