2 exemplos de negócios sociais relacionados à artesanato

Negócios Sociais com artesanato - Negócio de Mulher - foto: Ashes Sitoula

Você já ouviu falar em negócios sociais?

Negócios sociais são aqueles com propósito de resolver algum problema social específico, mas também são negócios, e portanto, sustentáveis financeiramente. Diferente de uma ONG, este tem fim lucrativo. A grande diferença é que mais pessoas são beneficiadas com a realização dele, além dos próprios idealizadores e dos envolvidos diretamente no negócio.

O lucro deste tipo de negócio normalmente não tem como objetivo enriquecimento pessoal do dono, mas crescimento do negócio e aumento do impacto na sociedade. Por enriquecimento, vamos considerar o acúmulo de capital como principal foco. Mas é claro que a pessoa por trás do negócio deve ser remunerada pelo seu trabalho, investimento e visão.

Outra questão interessante é o compromisso de fazer um negócio justo para todas as pessoas que estão envolvidas nas diferentes esferas. Uma das propostas é que a gestão seja transparente, funcionários e fornecedores tenham uma remuneração honesta e justa e que o ambiente de trabalho seja equilibrado e saudável.

Ou seja, é possível ganhar dinheiro e ajudar os outros!

Negócios sociais relacionados a artesanato:

Novica

Um projeto criado pela National Geographic que selecionou artesãos de vários países e criou um market place, ou seja, uma loja virtual para vender produtos que vem de diferentes criadores. A Novica define que sua principal missão é espalhar felicidade e faz isso para artesãos e consumidores ao conectar, empoderar e preservar. Essas são algumas das palavras que norteiam o trabalho deles. O site é em inglês, mas é lindo é um grande exemplo se você tem um sonho de seguir por este caminho.

Tucum Brasil

Faz uma curadoria dos produtos criados pelos povos indígenas do Brasil e as oferece em loja física no Rio de Janeiro e loja online. São peças como itens para decoração de casa, brincos, pulseiras, colares, bolsas, etc. Ao fazer este trabalho, eles promovem a arte indígena e o reconhecimento dessas comunidades, além de gerar renda para elas.

Você se interessa por esse tema? Conta pra gente por aqui se você gostaria de saber mais sobre negócios sociais e se conhece algum projeto inspirador.

Crédito da foto: Ashes Sitoula

RECEBA NOSSO MATERIAL GRATUITO POR EMAIL

* campos obrigatórios
“despertar"
About The Author

Negócio de Mulher

Negócio de Mulher nasceu de um sonho: inspirar e ajudar outras mulheres empreendedoras. Quem escreve por aqui são as sócias: Karine Drumond e Priscila Valentino com colaboração de outras mulheres que compartilham dos mesmos propósitos.